sexta-feira, 18 de julho de 2025

Congressos Feiras

Agricultura de precisão e digital asseguram melhor manejo de nematoides

Tags: . agriicultura digital, 37º CBN, agricultura de precisão, drones

As tecnologias da agricultura de precisão e digital são estratégicas para o agricultor determinar um manejo mais eficaz e com menor custo, garantindo maior rentabilidade. Em algumas regiões brasileiras, o uso dessas ferramentas já traz redução de custos sem desperdício de nematicidas em até 70%, segundo empresas do segmento.
Com este foco, palestrantes convidados para o segundo dia do 37º Congresso Brasileiro de Nematologia, que está ocorrendo em Ribeirão Preto, apresentaram os benefícios do uso de sensores, drones, aplicativos, imagens de satélites no campo, softwares e sistemas de gestão.
O debate teve a participação do professor Peterson Ricardo Fiório, USP/Esalq, de Piracicaba, da engenheira agrônoma Gabriela Lara Leite Alcalde, da CygniAG, e do engenheiro agrônomo Sérgio Luís Góes, da Apagri Consultoria Agronômica.
Como mediador do debate, o pesquisador e professor Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni, da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Pompeia, afirmou que a ideia do painel foi justamente trazer a visão da academia e a prática de produtores e consultores, mostrando aos presentes as possibilidades de tecnologias que existem para ajudar no manejo nematológico e até mesmo desenvolver estudos.
“Falta muito ainda para gente avançar e usar a tecnologia em sua plenitude, o produtor depende dos protocolos agronômicos para que a tecnologia funcione a todo vapor”, afirmou Otoboni.
Para o professor Peterson Ricardo Fiório, as geotecnologias estão aí como ciência e técnica para ajudar no monitoramento de áreas com variações que podem ocorrer dentro de uma cultura.
As imagens de satélites ajudam no monitoramento das áreas e criam um histórico de ocorrência que vai direcionar a amostragem. “O produtor vai conseguir identificar por imagens a variação entre uma planta sadia e outra com problema. Um fator que favorece os estudos de nematoides é o fato dele atacar em reboleira, o que permite a visualização deste formato”, afirma Fiório.
Segundo ele, as ferramentas digitais que estão à disposição ajudam o agricultor a superar desafios e tomar melhores decisões embasadas em informações, permitindo o aumento da produtividade e da rentabilidade.
Empresa
A engenheira agrônoma Gabriela Lara Leite Alcalde, da CygniAG empresa de agricultura digital do Grupo Orion, abordou uma tecnologia nova que vem sendo usada com sucesso em algumas regiões agrícolas. “Trata-se de um equipamento que vai acoplado na plantadeira e no momento do plantio o produto biológico ou químico vai sendo aplicado no sulco”, diz ela, lembrando que a CygniAG ajuda a fazer o diagnóstico inteligente de nematoides baseado em imagens satélites e índices de vegetação.
Segundo ela, ao analisar os índices de vegetação é possível criar um mapa de aplicação com o intuito de economizar o produto, viabilizar a operação e exportar para o equipamento já pronto pra receber essas informações. “O equipamento faz as aplicações localizadas de nematicidas químicos ou em taxa variável e ainda a aplicação de produto biológico no sulco do plantio em área total”.
Gabriela exemplifica o sucesso da ferramenta apresentando um case considerado de sucesso. A tecnologia trouxe grandes resultados, como mostram os números após a aplicação em uma propriedade na região de Ribeirão Cascalheira/MT. Na fazenda de 4,8 mil hectares, são cultivadas soja em sua totalidade e foi realizado o mapeamento de reboleiras de nematoides.
“O cliente nos procurou para fazermos a aplicação na área total e nós sugerimos a ele fazer um estudo da área usando o NDVI (Índice de Vegetação da Diferença Normalizada) em área localizada. A economia foi de 73% com aplicação de nematicidas”, garante Gabriela.
Consultoria
O consultor Sérgio Luís Góes, da Apagri – Consultoria Agronômica – sediada em Piracicaba (SP), defende o monitoramento da evolução dos nematoides, até porque é possível planejar ações para minimizar os impactos da praga no campo.
A Apagri possui 14 consultores que trabalham no Brasil com extensão na Colômbia, atendendo 700 mil hectares de lavoura. “A nossa experiência tem mostrado que o nematoide é uma praga muito importante, que afeta o potencial produtivo, por isso, atuamos no sentido de buscar minimizar os impactos no campo”, afirma o consultor.
Segundo ele, a maior parte das aplicações ainda são por talhões, mas em algumas propriedades já estão usando a tecnologia de aplicação para controle localizado. “Ainda são poucos casos, mas acreditamos que isso deve crescer no curto prazo”.
SERVIÇO
 
37º Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN)
Tema: Nematoides: Ciência, Tecnologia e Inovação
Quando: 1 a 4 de agosto de 2022
Onde: Hotel JP em Ribeirão Preto (SP)
Inscrições: para a versão digital por apenas R$ 300. Assista todas as palestras por até 2 meses da realização do evento. A programação está imperdível, inscreva-se já: https://www.37cbn.com.br/

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Produção orgânica
Podcast 230 - Governo lança programa para reduzir uso de agrotóxicos e Paraná bate recorde de exportações de carne suína
11/07/2025

Governo Federal lança programa para reduzir uso de agrotóxicos na agricultura; exportações de carne suína no Paraná têm melhor semestre em quase 30 anos. Confira as principais notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário