Agronegócio brasileiro está confiante e acredita na capitalização dos produtores rurais. O que aumenta as expectativas de comercialização de máquinas e implementos agrícolas, devendo alcançar um crescimento de 20,9% em 2019, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Nesse cenário, em que a indústria de máquinas e implementos agrícolas tem registrado significativos índices de crescimento, será realizada a Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
O evento sempre contribui para a tomada de decisão dos usuários de máquinas e implementos agrícolas, já que a feira é uma das maiores do mundo e referência tecnológica para os mais variados setores do agronegócio.
“Ela oferece tudo o que o produtor rural necessita ao seu negócio, sendo, portanto, a principal vitrine de lançamentos e palco das tendências e tecnologias do agronegócio, responsáveis pelo expressivo aumento de produtividade alcançado pelo campo”, afirma João Marchesan, presidente da Abimaq.
A Agrishow 2019 deve contar com a participação de mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais e reunir mais de 150 mil visitantes qualificados, do Brasil e do exterior, em 520 mil m² de área.
“Essa nova edição acontece em um momento de grandes expectativas em relação ao desenvolvimento nacional. Todos sabem que, no Brasil, a agricultura e pecuária dominam a produção de equipamentos agrícolas em ambiente tropical. Assim, os visitantes podem esperar a apresentação do que há de mais avançado em termos de tecnologia no segmento”, destaca Marchesan.
Segundo o presidente da Abimaq, a feira contará com grandes e importantes lançamentos, que acompanham as tendências da Agricultura 4.0.
“Uma importante novidade é um estande no centro da Agrishow, em que vamos expor o Banco de Dados Colaborativo do Agricultor (BDCA), que é o big data em nuvem do campo, onde ficam armazenadas todas as informações obtidas pelos diversos equipamentos e sensores para utilização em todas as análises necessárias na moderna agricultura”.
Além dessa contribuição para a transformação digital do agronegócio iniciada pela Abimaq, a feira terá ainda o fortalecimento do espaço destinado às startups, chamada de Arena de Inovação.
Serão dez startups ligadas ao agronegócio e voltadas à conectividade no campo que apresentarão soluções inovadoras e importantes para o segmento.
“Isso é fundamental, pois no Brasil é realidade a conectividade embarcada em equipamentos como tratores, colheitadeiras, pulverizadores. As startups são fundamentais na criação de aplicações que facilitem essa comunicação e agreguem valor aos equipamentos, ao processo e ao próprio negócio”, diz Francisco Matturro, presidente da Agrishow 2019.
Outras atrações do evento serão a Arena de Demonstrações de Campo, com uma nova área de plantio e tratos culturais de hortifrúti, coordenado pela Coopercitrus, além da demonstração de outras tecnologias; a Arena de Conhecimento, palco de apresentações de novas tecnologias, conhecimento e tendências, com conteúdo relevante para o dia a dia e para os negócios dos profissionais do campo e a Arena do Produtor Artesanal, que vai reunir a cadeia de produção de alguns segmentos, ressaltando o valor agregado do produto final.