sábado, 21 de setembro de 2024

Agronegócio

Agrishow espera bater recorde de negócios com crescimento de 10%

A Agrishow 2019 deve bater recorde de negócios com crescimento de 10%, superando os $ 2,7 bilhões de faturamento do ano passado. As projeções da 26ª edição da feira de tecnologia agrícola, realizada de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), foram apresentadas em coletiva nesta terça-feira (26).

O crescimento é estimado com base no aumento de 10,9% de comercialização de máquinas e implementos agrícolas previsto para 2019, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Este ano, o Conexão Agro estará presente na Agrishow e trará as informações e novidades da feira, que é uma das maiores do mundo em inovações para o agronegócio.

Apesar da instabilidade política no País, que tem reflexos na economia, a Agrishow acontece em um clima de otimismo para o setor, que projeta crescimento em 2019.

A cadeia produtiva espera alcançar 233,29 milhões de toneladas na safra de grãos 2018/2019, o que significa um aumento de 2,5% em relação ao período 2017/2018, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A pujança do agro para a economia brasileira se traduz na grandiosidade do evento, que este ano ocupará uma área de meio milhão de metros quadrados, o equivalente a 52 campos de futebol.

Projeções consideram também um aumento nas negociações impulsionadas por linhas de crédito, como o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota).

A projeção de crescimento dos negócios na Agrishow leva em consideração ainda as expectativas de possíveis mudanças no Plano Safra 2019/20, a serem anunciadas pelo governo, como o aumento de recursos ao seguro rural para compensar a queda dos subsídios em linhas de crédito.

O setor também está atento com a não prorrogação do Convêncio ICMS nº 100/1997, que trata da redução da base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), nas operações com insumos e produtos agropecuários. De acordo com cálculos de entidades do agro, o fim do acordo pode elevar, em até 7,6%, os preços dos insumos agrícolas. A medida expira dia 30 de abril, um dia depois da abertura da Agrishow.

Inovações

Para além dessas questões adjacentes, as inovações atraem visitantes de vários países, que querem conhecer os lançamentos em máquinas, equipamentos, implementos, produtos, serviços e tecnologias.

Mais de 800 marcas nacionais e internacionais dos Estados Unidos, China, Argentina, França, Índia e Turquia e um público de 150 mil visitantes são esperados na feira.

“A nossa expectativa é a melhor possível, pois a economia está num bom momento, o que deve repercutir, favoravelmente, nas vendas de máquinas e equipamentos, que é um dos principais pilares da feira”, afirmou João Carlos Marchesan, presidente da Abimaq. O executivo também é vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Máquinas e equipamentos para a agricultura de precisão são os grandes destaques. Entre as novidades, a Abimaq lançará o Banco de Dados Colaborativo na Agricultura (BDCA), que reúne todos os dados coletados por máquinas e equipamentos agrícolas diferentes do produtor em um só lugar, o que deve facilitar a gestão das propriedades, já que hoje, o agricultor precisa analisar informações pulverizadas em vários dispositivos.

“Pretendemos, na Agrishow deste ano, enfatizar todas as cadeias produtivas, apresentando inovações, desde a área de insumos, como fertilizantes e sementes, passando pelo segmento de máquinas e implementos agrícolas até as tecnologias para agricultura de precisão, conectividade e ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta)”, ressaltou Francisco Matturro, presidente da Agrishow.

Entre as atrações da Agrishow, um dos destaques é a Arena de Inovação, que reunirá 10 agtechs, que desenvolvem soluções de conectividade no campo, como automação agrícola, sistemas e drones de pulverização, drones para captação de dados e imagens, plataforma para instalação de painéis solares, aplicativos de gerenciamento de pessoas e gestão de fazendas, sistema de informação em tempo real para pecuária e soluções tecnológicas embarcadas.

Para estimular as vendas será realizada a 20ª Rodada Internacional de Negócios, reunindo fabricantes brasileiros de máquinas, implementos agrícolas e equipamentos de irrigação, e compradores estrangeiros da África do Sul, Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Etiópia, EUA, México Nigéria, Peru e Rússia.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, foram convidados para a feira, mas somente a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, confirmou presença até o momento.

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, principal promotora de feiras de negócios no Brasil e no mundo.

SERVIÇO:

AGRISHOW 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 29 de abril a 3 de maio de 2019

Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Horário: das 8h às 18h

www.agrishow.com.br

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário