terça-feira, 22 de abril de 2025

Destaques

AgroBIT Brasil 2022 semeia a inovação no agro

Tags: AgroBIT Brasil 2022, AgroValley, inovação, SRP

Com o objetivo de estimular inovações e tecnologias para a jornada do produtor rural, destacar cases de sucesso, compartilhar conhecimento e promover networking, o 5º AgroBIT Brasil 2022 superou as expectativas e apresentou durante dois dias (8 e 9 de novembro) cerca de 50 palestrantes e diversas atividades para mais de 2 mil participantes ávidos por inovações tecnológicas no agro.

O evento contou também com uma área de exposição de maquinários e estandes para 31 empresas patrocinadoras, além de espaço exclusivo para startups do Smart Farm AgroBIT Mapa Conecta, Prêmio Produtor Rural 4.0, Academia para Mulheres do Agronegócio, minicursos, AgroBIT Carreira e o programa AgroValley de Portas Abertas, que recebeu a visita de estudantes de escolas agrícolas. A realização do AgroBIT Brasil é da Sociedade Rural do Paraná, FB Group, Sebrae e AgroValley.

Durante os dois dias foram realizados palestras e painéis, destacando o fortalecimento do uso de tecnologias do plantio à comercialização. O dois minicursos sobre operador de drones e o uso de tecnologias na aplicação de defensivos teve uma ótima procura por técnicos, engenheiros agrônomos e produtores rurais, esgotando todas as vagas antecipadamente.

Para a CEO da FB Group, Daiana Bisognin, a 5ª edição do AgroBIT foi uma das mais completas, superando expectativas e se tornando, a cada ano, um ponto de encontro e referência para debater soluções e desafios de inovação para a cadeia produtiva do agronegócio. “Somente através da inovação é que o produtor vai conseguir dar saltos de produtividade e reduzir custos, mantendo a competitividade do agronegócio brasileiro”, afirma Daiana.

A participação feminina é outro aspecto favorável na avaliação da CEO. O evento evidenciou a atuação das mulheres do agro, tendo em vista que o público feminino tem um papel relevante na contribuição do setor.

O último dia foi marcado pela participação massiva de mulheres agricultoras de várias regiões do País nas palestras ministradas na Academia de Mulheres. Um painel exclusivamente feminino, com duas jornalistas e uma influencer, debateu os “Desafios para a comunicação do Agro”.

Na opinião da jornalista Vera Ondei, da Forbes Brasil, o agro tem uma missão gigante na comunicação que é mudar a percepção que a sociedade urbana tem do campo. “Você só consegue mudar a percepção mostrando histórias, mostrando o que está sendo feito corretamente”.

Para a jornalista Flávia Romanelli, o principal desafio do agro é conseguir conversar com o público externo. “É preciso ter uma comunicação mais institucional, que chegue também ao consumidor no final da cadeia, e não somente o produtor rural.

Foto: Henrique Campinha/Divulgação

A Academia de Mulheres, lançada este ano, cumpriu com seus objetivos, realizando diversas palestras, de sucessão familiar a gestão e comercialização da safra.

Carla Sonada, da Sicredi Dexis, também foi destaque do AgroBIT na programação para o público feminino, com a palestra “Gestão Financeira no Agronegócio”. Sonada contou com o reforço de declarações de mulheres do agro. “Nós trouxemos associadas da Sicredi, que apresentaram em suas falas como atuar e quais os meios para termos uma boa gestão financeira dentro e fora da porteira”, ressaltou.

A palestra “O poder do marketing de essência na era digital”, ministrada por Thaciana Reis, fechou a programação da Academia AgroBIT para Mulheres do Agro com chave de ouro. “Enquanto a gente não se reconectar com a nossa verdadeira essência, ou seja, com nossa espiritualidade, nós não vamos ter soluções impactantes”, defendeu Thaciana, destacando que antes de tudo é preciso perceber que o Marketing Digital é somente uma das várias estratégias que uma empresa tem para difundir seus produtos e comunicar suas campanhas. O ponto mais importante é questionar-se se o seu cliente-alvo, será atingido com aquela ação, e se ela irá reverter vendas”, afirmou.

Em conversa com as agricultoras, a gerente de Marketing e Relacionamento da FB Group, Fernanda Anastácio da Silva, descobriu que elas buscam conteúdos mais técnicos, voltados para produtividade e rentabilidade e não só pautas sobre o empoderamento da mulher. “As participantes demonstraram grande interesse em temas como gestão da propriedade, sucessão familiar e uso de tecnologias no campo”, acrescenta Fernanda.

Ecossistemas de Inovação

Um dos painéis debateram os ecossistemas de inovação, os desafios das agtechs, sustentabilidade e novas formas de governança.

No Brasil, o ecossistema de inovação ainda é um conceito em construção e, consequentemente, tem muitos desafios pela frente. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep-PR), por meio do Senai, contribui para diminuir essa distância, oferecendo uma ampla grade de cursos de capacitação profissional.

No AgroBIT 2022, o Senai mostrou outra vertente, que é o apoio ao desenvolvimento, através do case da Ecossistema Iguassu Valley, na Região Oeste do Paraná. A Iguassu está fomentando a difusão tecnológica regional.

O Oeste tem uma grande vocação agrícola, mas, a governança proposta pelo ecossistema, consegue mirar e desenvolver outras tendências de negócios, como as foodtechs, que estão sendo incentivadas na região de Toledo.

Marcelo Fernandes de Azevedo é supervisor de Desenvolvimento de Lucas do Rio Verde, cidade mato-grossense, que ocupa o 17º lugar, no ranking do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (Mapa), entre os 100 municípios mais ricos do agronegócio. Azevedo é um dos fundadores da Aliança de Inovação do Cerrado e apresentou aos participantes do AgroBIT 2022 o sistema de inovação da região.

“Entre os nossos próximos passos será firmar um pacto por inovação do município, envolvendo a iniciativa privada, sociedade organizada, todo o eixo do ensino e poder púbico. Também estamos avançando com projetos de inovação para o próximo ano, com a criação de um Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação e um hub de inovação para o agro. Queremos levar todo esse processo para o nosso Consórcio Intermunicipal, envolvendo toda a região de Lucas do Rio Verde”, assegurou Azevedo.

“Sensação de dever cumprido. O evento foi um sucesso de público, de patrocinadores, expositores e qualidade das palestras”, define o diretor de Inovação da SRP, Renan Salvador, que destacou a parceria entre a SRP, FB Group, AgroValley e Sebrae, que proporcionaram a 5ª edição do AgroBIT.

“Foi fantástico ver as novas tecnologias aplicadas no campo. O evento trouxe uma vitrine de oportunidades para o produtor usar no campo. “O principal objetivo é levar cada vez mais condições para que o produtor possa usar as melhores e mais inovadoras ferramentas tecnológicas, com o objetivo de ser mais produtivo e mais rentável no campo”, enfatiza Salvador.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário