sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias

Agtech recebe certificação internacional da plataforma LYRA de rastreabilidade socioambiental para o agronegócio

Tags: AgTech, certificação, plataforma lyra, rastreabilidade

O agronegócio enfrenta um mercado cada vez mais exigente na responsabilização socioambiental e na busca por uma produção ainda mais sustentável. Neste cenário, a Vega Monitoramento, uma agtech pertencente ao Grupo Imagem Tecnologia, nasceu em 2018 com o objetivo de monitorar a produção agrícola atestando a sustentabilidade das práticas na cadeia produtiva do agronegócio. Nesta entrevista, o CEO da Vega Monitoramento, Samuel Campos, fala sobre a empresa, rastreabilidade e certificação entre outros assuntos.

CEO da Vega Monitoramento, Samuel Campos

Quem é a VEGA MONITORAMENTO?
Uma agtech pertencente ao Grupo Imagem Tecnologia, que possui mais de 35 anos de pioneirismo e liderança no segmento de TI e Geotecnologia. Além da mais poderosa plataforma agroambiental disponível no mercado, a LYRA, as soluções customizadas da Vega geram valor aos principais processos de negócios, tais como o monitoramento agrícola, rastreabilidade de origem, compliance socioambiental, inteligência territorial e a gestão de ativos ambientais. A Vega monitora, anualmente, mais de 48 milhões de hectares e já realizou mais de 5,5 milhões de análises de compliance socioambiental para os segmentos de negócios que atende, entre eles: tradings, agroquímicas, seguradoras, bancos, revendas, cooperativas, indústria e varejo.

Qual certificação a VEGA MONITORAMENTO acabou de receber e quem a certificou?
O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), foi responsável por validar a metodologia de análise socioambiental do sistema LYRA, plataforma que atua na avaliação de cadeias de valor do Agronegócio. A verificação independente realizada pelo Grupo assegura a sistematização dos processos e a conformidade dos critérios adotados com os pilares ESG e o compliance ambiental da empresa.
Fundado em 1828, o Grupo BV está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.

Qual a importância da plataforma LYRA para o mercado nacional e o que ela oferece?
O Agronegócio é um dos principais pilares da economia brasileira e a solução vem ao encontro da crescente demanda do mercado por produtos de origem responsável e oferece maior transparência com a rastreabilidade da cadeia produtiva. Com as exigências do mercado sobre questões ambientais, sociais e governança, o setor tem recorrido à tecnologia para mapear, comprovar, ganhar escala e obter respostas rápidas e precisas sobre os critérios regulatórios de cada segmento. Por isso, a visão agroambiental, desenvolvida pela Vega e recém-certificado, o LYRA, utiliza inteligência artificial e dados estruturados para acelerar o desenvolvimento sustentável do agronegócio suportando nossos clientes no processo de rastreabilidade de origem da cadeia produtiva além de emitir diagnóstico socioambiental na produção agrícola. Por meio do monitoramento diário, a solução emite alertas aos usuários em casos de inconformidades e mudanças de acordo com os protocolos pré-definidos.

O que a validação dada incluiu?
A validação da metodologia utilizada na Plataforma de Rastreabilidade Socioambiental LYRA, realizada pelo Bureau Veritas, inclui análise técnica dos critérios de avaliação e de premissas essenciais relacionadas a regulamentações ambientais públicas e de associações do Agronegócio. O Grupo verificou ainda a sistematização e o armazenamento de dados e resultados obtidos, bem como a aplicação da metodologia em campo e suas variáveis para emissão dos laudos socioambientais. Além disto o sistema embarca alto nível de segurança, assegurando a integridade dos dados por um conjunto de tecnologia e processos chancelados pela certificação ISO 27001.

Qual o principal objetivo da Vega Monitoramento?
O agronegócio enfrenta um mercado cada vez mais exigente na responsabilização socioambiental e na busca por uma produção ainda mais sustentável. A Vega tem como objetivo ser a janela que certifica ao mundo a sustentabilidade do agronegócio. Para tanto, utilizamos tecnologia e conhecimento de negócio para fazer um diagnostico do imóvel rural observando as questões produtivas e socioambientais que determinam o ponto de partida de cada propriedade rural para um processo de agricultura de transição de baixo carbono. Mais que identificar os pontos de melhoria, nosso desafio é acelerar o processo de transição apoiando nossos clientes na tomada de decisão que acelere o desenvolvimento sustentável do agronegócio e a gestão dos ativos ambientais. Ações que visem ampliar a rastreabilidade, transparência e segurança de informações sobre a origem e sustentabilidade de produtos ligados ao agronegócio são essenciais para que o país siga como protagonista global nesse importante setor para nossa economia. Diante deste cenário, a Vega tem uma importante missão.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário