sábado, 14 de junho de 2025

Destaques

Alerta Ferrugem ajuda produtor a reduzir aplicações de defensivos

Tags: Alerta Ferrugem, defensivos, IDR-PR, produtores

Há três safras a Embrapa-Soja, Universidade Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) mantêm o Alerta Ferrugem, serviço que monitora e informa a ocorrência do esporo que causa a ferrugem asiática em lavouras de soja nas regiões produtoras do Estado. Nesta safra, o número de visualizações do serviço, na página do IDR-Paraná, chegou a 15 mil acessos. O número é significativo e revela a importância do serviço para os produtores.

O Alerta Ferrugem fornece informações que ajudam o produtor a decidir sobre a aplicação de fungicidas, operação que deve ser feita apenas quando há a conjugação de três fatores: lavouras no período de florescimento, presença de esporos na região e ambiente favorável para sua germinação nas plantas. A recomendação é que essa decisão seja sempre discutida com um técnico, evitando aplicações de fungicida sem necessidade. Para Edivan Possomai, coordenador estadual do projeto Grãos do IDR-Paraná, o aumento do número de acessos se deve, sobretudo, à divulgação do serviço nas redes sociais.

[adrotate banner=”5″]

Ivanildo Tavares é produtor de soja, em Farol. Até pouco tempo atrás ele tocava sua lavoura como a maioria dos agricultores da região, seguindo a orientação de alguns agrônomos que recomendavam a aplicação “calendarizada” de defensivos. “Eu fazia uma aplicação com 45 dias. Depois de 15 ou 25 dias fazia uma outra. Nem sabia se tinha ferrugem na soja”, contou o produtor. Há três anos ele vem sendo acompanhado pelos técnicos do IDR-Paraná e isso significou uma mudança na rotina de Ivanildo. Agora o produtor só aplica fungicidas quando tem algum foco da doença. Já se vão quase cem dias desde o plantio e ele só fez uma aplicação. “Em outros anos eu cheguei a fazer quatro aplicações. Na safra passada foram só duas. O Alerta Ferrugem está servindo muito bem porque eu estou passando o produto na hora certa. Só quando tem foco de ferrugem na região”, afirmou o produtor.

Whatsapp

Em Chopinzinho Ilseu Pereti cultiva 48 hectares com soja. Ele também fica de olho nos dados do Sistema Alerta Ferrugem e confirma a redução das aplicações de fungicida depois que passou a monitorar a lavoura. “Antes eu fazia até quatro aplicações. Hoje, durante todo o ciclo da soja, faço uma ou duas, no máximo”, observou. Ele disse que a instalação do coletor de esporos no município ajudou muito. “O equipamento serve de parâmetro para a gente usar o fungicida no momento certo”, ressaltou.

Além de cuidar da própria lavoura, Ilseu é um multiplicador de informações. Há quatro anos ele criou um grupo no Whatsapp para informar outros agricultores sobre quando o defensivo deve ser aplicado ou não. O grupo já tem 82 participantes que recebem as dicas pelo celular. “Tem produtor que tem medo de não aplicar o fungicida. Ainda mais com o preço da soja em alta, mas a maioria segue as orientações. Às vezes até quem não está no grupo vem me pedir informação”, revela o agricultor. Para Ilseu, o trabalho do sistema Alerta da Ferrugem é muito bem vindo. “Esse é o verdadeiro papel da assistência técnica, mostrar ao produtor quando ele deve usar o defensivo, sem qualquer desperdício ou gasto sem necessidade”, concluiu.

[adrotate banner=”3″]

Custos

Em Luiziana a extensionista Laura Helena Goulart Silva, também mantém um grupo de 47 produtores informados pelo Whattsapp. Como muitos desses agricultores têm pouca familiaridade com a internet, Laura já repassa a orientação “pronta”, com a ocorrência ou não de esporos da ferrugem e as condições climáticas na região. Ela disse que o produtor sofre muita pressão dos revendedores de insumos para usar os defensivos. “Nós fazemos um trabalho de formiguinha, levando a ideia para os produtores de que nem sempre é preciso fazer a aplicação”, destaca Laura. Segundo Laura, algumas vezes o agricultor tem em mente só o preço final da soja e, com medo de perder a produção, usa um defensivo sem necessidade. No entanto, vale lembrar que uma aplicação de fungicida custa, em média, R$ 175,00 por hectare. Levando-se em conta que o monitoramento das lavouras pode reduzir o número de aplicações pela metade, ou menos, é uma economia bem vinda para o produtor. Com o Alerta Ferrugem e a orientação dos extensionistas do IDR-Paraná muitos agricultores estão vendo seus lucros com a soja aumentarem dia a dia.

Acesse

O serviço Alerta Ferrugem faz a instalação de coletores em propriedades rurais estrategicamente selecionadas em toda a região produtora no Estado. Equipamento simples, o coletor nada mais é que um suporte metálico enterrado no chão, sobre o qual é instalada uma peça de PVC que gira livremente de acordo com a direção do vento. Dentro do tubo é depositada uma lâmina de microscópio envolta em fita adesiva, que serve para reter os esporos do fungo que passam por ali.

As lâminas são coletadas periodicamente e encaminhadas para análise em laboratório. Se confirmada a presença de esporos do fungo, essa informação é amplamente divulgada no site do serviço (link: http://www.geoemater.pr.gov.br/geoemater/ferrugem).

A partir desta safra o serviço estará disponível também no aplicativo IAPAR Clima, ferramenta que traz em tempo real as condições agrometeorológicas em todo o Paraná e vem a cada dia ganhando a preferência de técnicos e produtores. A ferramenta está disponível na (apps.apple.com/us/app/iapar-clima/id1486152398?l=pt&ls=1) e no e GooglePlay (play.google.com/store/apps/details?id=iapar.br.iaparclima).

Fonte: IDR-PR

Leia Também:

 

Inscrições para Desafio CESB 2021 se encerram dia 31 de janeiro

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

edição gênica Embra Soja workshop lei novas cultivares Conexão Agro
Podcast 227 - Edição gênica reacende debate sobre modernização da lei de cultivares
30/05/2025

A edição gênica está abrindo um novo capítulo na agricultura brasileira. E, com ela, ganha força o debate sobre a atualização da lei de proteção de cultivares. O assunto foi destaque durante o Workshop Embrapa 50 anos – histórico e perspectivas

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário