Apoiar iniciativas que favoreçam o setor de tecnologias do agronegócio, abrir as portas da SRP para o pequeno, médio e grande produtor, defender o direito de propriedade do produtor rural, são algumas das metas do novo presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio, 65 anos, eleito, por aclamação, em assembleia realizada na manhã deste sábado, 28 de julho, para a gestão 2018-2020, substituindo Afrânio Brandão.
Ele foi candidato único, com a chapa “O Agro nos Move”, tendo como vice-presidente Roberta Meneghel, que já foi diretora administrativa financeira da entidade nas gestões de Gustavo Andrade e Lopes (2010-2012) e de Moacir Sgarioni (2012-2014/ 2014-2016) e membro do Conselho Superior na gestão de Afrânio Brandão (2016-2018). A posse da nova diretoria ocorrerá até dia 10 de agosto, em data ainda a ser definida.
Sampaio participa da diretoria da SRP há 12 anos, tendo sido diretor de Manutenção e Obras nas duas gestões de Alexandre Kireeff; ocupou o mesmo cargo na gestão de Gustavo Andrade e Lopes, e na primeira gestão de Moacir Sgarioni. Na segunda gestão de Sgarioni, foi membro do Conselho Superior. Em 2016, passou à vice-presidência da entidade.
Engenheiro civil graduado pelo Mackenzie e com mestrado em gerenciamento de obras e economia pela Universidade Aston, em Birmingham, na Inglaterra, ele exerceu a profissão por muitos anos concomitantemente com a agricultura. Gradualmente, deixou a engenharia e hoje se dedica integralmente às atividades do campo.
A ligação de Sampaio com a agropecuária vem da infância. O avô, que era médico em São Paulo, comprou terras em Arapongas em 1922. A propriedade – Fazenda Santo Antonio – só foi aberta pela família em 1940, produzindo café, e parte destinada à pastagem.
Hoje, Sampaio administra duas propriedades – a Santo Antonio – e a Santa Catarina, em Guaraci, também na região Norte do Paraná. É produtor de grãos, principalmente milho, soja e trigo.
Diretoria
A diretoria da SRP é composta por uma executiva, com 21 cargos; Conselho Superior, com 12 cargos, Conselho Fiscal, com seis cargos; Conselho Técnico, com seis cargos; e ainda a diretoria Jovem, composta por até seis pessoas.
Na diretoria executiva já estão definidos Roberta Meneghel, na vice-presidência; Sebastião Ferreira, na diretoria Jurídica; Moacir Sgarioni, na diretoria Financeira; Paulo Nolasco, como diretor-secretário; Adauto Quintanilha, na diretoria de Manutenção e Obras; e Nivaldo Benvenho, na diretoria comercial. Com exceção de Roberta Meneghel, os demais nomes já desempenhavam as mesmas funções na diretoria de Afrânio Brandão.