quinta-feira, 13 de junho de 2024

Agronegócio

Aplicativo desenvolvido por doutorando da UEL analisa dados para o agronegócio

Tags: agronomia, aplicativo, estatísticas, inovação

Gabriel Danilo Shimizu é agrônomo formado pela UEL. Desde a graduação gostava de brincar com números e estatísticas. Finalizou o curso com uma pesquisa na área de Fitotecnia e prosseguiu com o tema no Mestrado. Agora, doutorando já qualificado, o pesquisador vem desenvolvendo uma ferramenta capaz de auxiliar e promover um significativo salto de qualidade no tratamento e análise de dados estatísticos: o AgroR. “R” se refere a uma linguagem de programação estatística e gráfica especializada na manipulação, análise e visualização de dados.

Conforme o professor Leandro Simões Gonçalves (Departamento de Agronomia), orientador da tese de Gabriel, a linguagem R revolucionou a estatística, melhorando as análises, principalmente para experimentações. Além disso, a linguagem permite criar novos pacotes de dados. Para se ter uma ideia, no momento da entrevista, já existiam no mundo mais de 19 mil pacotes. Ao terminar de redigir esta matéria, este número já foi superado faz tempo.

O que o pós-doutorando fez, inédito no Brasil, foi reunir pacotes num só endereço, em resposta a uma demanda observada. Assim surgiu o AgroR e o AgroReg, este empregado para estabelecer correlações entre fatores (regressão). Por exemplo, a relação entre quantidade de adubação e produtividade. As ferramentas estão reunidas num site intuitivo, interativo e de acesso facilitado. Para isso, entrou o “shiny”, outra ferramenta facilitadora.

Entre outras ações, o site permite montar experimentos, croquis, aleatorizar dados e fazer análise de variância. Também é possível deixar comentários e produzir relatórios, que podem ser salvos em formato docx. ou html. Além disso, se algum pesquisador quiser incluir outros aplicativos, também é possível. Até no layout o pesquisador pensou na UEL, usando as cores verde e branco. De quebra, Gabriel desenvolveu uma plataforma de ensino, com conteúdos para a aprendizagem de Estatística no ensino superior, e ferramentas que deixam pouco para o usuário fazer. O detalhe é que esta parte não integra a tese: foi feita “nas horas vagas” do pesquisador.

Hospedado no servidor da UEL graças à assistência da Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI), o site ainda está em desenvolvimento, mas está disponível a qualquer pesquisador ou outro interessado. Segundo explica Gabriel, as ferramentas podem ser usadas para análises de qualquer área de conhecimento e de maneira bem menos complicada. Já o professor Leandro, que já usa o site, lembra que o AgroR está disponível a qualquer um que tenha acesso à Internet, em qualquer lugar do mundo. A expectativa é justamente que pesquisadores de outras partes do país e do exterior acessem o site. Como já há um artigo sobre o sistema aguardando parecer, uma publicação pode tornar a iniciativa conhecida mais rapidamente.

Fonte: Jornal O Perobal/UEL

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário