sábado, 21 de setembro de 2024

Agronegócio

Ar polar provoca queda de temperatura com risco de geada no Paraná

geada

Temperaturas caem com risco de geada no centro-sul, oeste e leste do Paraná. Nas serras gaúcha e catarinense pode nevar.
No Paraná, a previsão é de geadas de fraca à forte intensidade nos municípios no limite sul da região cafeeira.
A progressão da massa de ar frio pelo interior do Paraná, apresenta núcleo mais intenso do centro em direção ao sul do estado.
Para evitar prejuízos nas lavouras de café de 6 a 24 meses após o plantio, recomenda-se amontoar terra no tronco até o primeiro par de folhas ou ramos, para proteção das gemas vegetativas no caso de ocorrência de geadas. Essa prática é chamada de “chegamento de terra”.
Em meados de setembro, deve-se retirar a terra com as mãos. Se esse procedimento não for realizado, as plantas poderão sofrer danos no caule por altas temperaturas.
Medida emergencial
Em lavouras novas, de até 6 meses, recomenda-se fazer o enterrio total das mudas e retirar a terra assim que cessar o risco de geada.
Em viveiros,o agricultor deve proteger as mudas com duas a três camadas de plástico e/ou aquecimento. As coberturas precisam ser removidas assim que passar o risco de geada.
As informações são do Alerta Geada, um serviço mantido pelo Iapar e Simepar, em parceria com Emater, dese 1995.
O objetivo é alertar cafeicultores, com antecedência de 48 e 24 horas, para a ocorrência de geada na região cafeeira.
Assim, é possível proporcionar tempo hábil para proteção de lavouras recém-implantadas, bem como viveiros de mudas, evitando prejuízos aos produtores.
O Serviço funciona no período de maio a setembro por meio de avisos pelo telefone (Disque Geada 3391-4500), internet, emails, além de boletins para tvs, rádios e jornais de todo o estado do Paraná.
O serviço é gratuito.
O Boletim Diário também pode ser consultado pelo telefone (43) 3391-4500, custo de uma ligação para aparelho fixo.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário