quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agronegócio

Associação quer resgatar importância das pistas de julgamento

Pecuária

Produtores de gado nelore criam nova entidade representativa , a Associação do Nelore Brasileiro (ANEB), e querem incentivar a avaliação da qualidade dos animais em pistas de julgamento. Segundo os criadores, as pistas de julgamento apontam os melhores em peso, padrão, equilíbrio, entre outras características, contribuindo para o melhoramento genético da raça.
A associação destaca que, hoje, os animais são tratados com ração concentrada e perdem características naturais, como facilidade de parto, habilidade materna e aprumos corretos.
O presidente da ANEB, Fernando Zamora, lembra que o Brasil é o maior exportador mundial de carne e credita isso ao  bom desempenho do trabalho dos produtores. Ele acrescenta que a classificação dos melhores animais nas pistas é fundamental para o aprimoramento da raça.
“Essa associação foi criada pela indignação de um grupo de criadores , que não vê que a pista está classificando os melhores animais. Acreditamos muito na competência do criador e da importância da discussão desses assuntos. Queremos procurar um caminho melhor para a pecuária do zebu no Brasil. Acreditamos também que, quando uma associação coloca a sua marca em um animal, isso é uma chancela, segundo a qual, aquele animal está dentro do padrão da raça e não tem defeito que venha desclassificá-lo”, afirma Zamora.
Na avaliação do presidente da ANEB, nos últimos anos, as pistas de julgamento perderam interesse porque os animais premiados não correspondiam às expectativas.
“Os animais eram premiados e as pessoas iam atrás dessa genética, que não produzia o que se esperava. Acho que o último campeão foi o que cumpriu essa expectativa, mas dali para frente, não se produziu mais nenhum animal que trouxesse a genética esperada. Para ficar mais claro ainda, como o animal da pista ficou mais exigente na questão da comida, o  que não condiz com a realidade do produtor, se distanciando muito do real da produção. Esse é um motivo da falta de interesse na pista. O criador que cria boi no pasto vê numa exposição aqueles animais supertratados, animal maquiado e tudo mais, esse produtor fala que isso não é a realidade dele”,  explica o presidente da associação, que acredita na mudança desse cenário.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário