quinta-feira, 20 de junho de 2024

Notícias

Aumenta o risco de temporais nos estados do Sul, em MS e em SP

Tags: chuva forte, clima, tempestade, temporais

A intensificação de uma grande área de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina deixa quase toda a Região Sul do Brasil, São Paulo e o Mato Grosso do Sul em alerta para temporais nesta sexta-feira (3).

Muitas nuvens carregadas se formam nestes estados e além da chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos para a população, há risco também de granizo e intensas rajadas de vento. A região de Caçapava do Sul acumulou 126 mm apenas em 12 horas, entre 15h50 do dia 2 e 3h50 da madrugada desta sexta-feira, 3 de fevereiro. Para esta sexta-feira, só não tem previsão de chuva para o sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Uruguaiana.

Ontem, rajadas de vento de 83 km/h foram observadas em Maringá, no Paraná, e também em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul.

A defesa civil gaúcha a analisa a possibilidade de ter ocorrido uma micro explosão em Nova Pádua, na serra gaúcha na tarde desta quinta-feira. A tempestade com granizo grandes e muito vento, que segundo relatos dos moradores foi um vento giratório, causou destelhamento e quebra de árvores.

Em São Paulo, grandes volumes de chuva foram registrados de ontem para hoje. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, entre 5h30 do dia 2 e5h30 do dia 3 de fevereiro choveu 85,8 mm em Bauru, 82,6 mm em Mogi das Cruzes, 72,8 mm em Ribeirão Grande, 69,6 mm em Cafelândia e 65,8 mm em Santo André.

Para este sábado (4) permanece o risco de temporais no Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, exceto no oeste do Rio Grande do Sul.

No domingo, a baixa pressão atmosférica começa a se afastar do Sul do Brasil. A previsão é de predomínio de sol e tempo seco no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná. Porém, o centro-norte do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul ainda podem ter chuva forte.

Fonte: Climatempo

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário