sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Artigos

Benefícios da irrigação localizada frente aos efeitos do El Niño na agricultura

Tags: crédito, tecnologia

O agricultor sempre esteve atento aos fenômenos climáticos objetivando o planejamento de sua safra. Neste ano de 2023, um fenômeno chamado “El Niño” está assumindo a influência climática global.

Os fenômenos atmosféricos “La Niña” e “El Niño” fazem parte de um sistema que influencia em alterações na temperatura do oceano e nas condições climáticas da atmosfera. Esse fenômeno apresenta oscilações naturais de 2 a 7 anos. Em 2023, após três anos com característica de “La Niña”, o efeito do “El Niño” está ganhando força.

Este fenômeno se caracteriza pelo aquecimento, fora do comum, da temperatura das águas do Pacífico. Em termos práticos, espera-se um aumento das temperaturas em todo o país. Quanto à pluviosidade, a influência desse fenômeno é diferente nas regiões Norte e Sul do país. Devido à formação de uma zona de bloqueio na região central do Brasil, que impede que as frentes frias avancem para o Norte, é esperada uma intensificação das chuvas na região Sul e em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, em contrapartida, espera-se uma redução das chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Observou-se que nos últimos anos, centenas de cidades no Rio Grande do Sul foram afetadas pela seca, como a cidade de Tupanciretã que possui uma média de chuvas em agosto de 2022 de 172 milímetros, mas só choveu 55 milímetros, afetando não só a agricultura e pecuária, mas o consumo humano também.

Diante deste cenário climático, o produtor necessita de ferramentas que o auxiliem a diminuir ao máximo a sua dependência do clima pois, mesmo em períodos chuvosos, tem os chamados veranicos, que são dias sem chuva e com baixa umidade relativa do ar que afeta diretamente na produtividade do cultivo.

A irrigação localizada é um método que permite ao produtor fornecer água e fertilizantes na medida e momento certo, com eficiência de aplicação superior a 90%. É uma ótima ferramenta para o produtor ficar preparado para os fenômenos climáticos que são cíclicos.

Através desse sistema de irrigação, o produtor consegue ter diversas informações quanto ao seu manejo de irrigação e de fertirrigação, através de tensiômetros, extratores de solução do solo, pHmetro e condutivímetros. A primeira ferramenta é utilizada para verificar a tensão do solo, ou seja, o nível de água que este solo apresenta, demonstrando quando irrigar ou não, a depender da fase de desenvolvimento do cultivo. Os extratores de solução do solo, são ferramentas que auxiliam os agricultores a conhecer os níveis nutricionais, de sais (através do condutivímetro) e o pH (através do pHmetro) da solução que está disponível no solo para a planta absorver.

Artigo:  Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Projeto Solo na Escola UENP Dia Mundial do Solo Conexão Agro
Podcast 217 - Projeto promove educação em solos para escolas e comunidades
13/12/2024

Projeto de extensão da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) conscientiza a comunidade sobre a importância do solo para o ecossistema e a vida no planeta. Reportagem completa você confere no podcast Conexão Agro.

/

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário