segunda-feira, 24 de junho de 2024

Bioinsumos

Benefícios dos insumos biológicos no tratamento de sementes são apresentados na Tecnoshow Comigo

grão soja
Tags: inoculantes, insumos biologicos, soja, tecnoshow comigo

Referência na apresentação de tecnologias de ponta voltadas ao produtor, a Tecnoshow Comigo, que acontece entre os dias 27 e 31 de março, em Rio Verde (GO), contará com a participação da divisão agrícola da Novozymes, empresa líder no mercado de soluções biológicas, que apresentará nesta 20ª edição do evento os benefícios dos microrganismos já inseridos nas sementes de forma industrial. Com a tecnologia, os sojicultores podem ter um incremento médio de 6% de produtividade, além da maior agilidade na hora de semear.

Os sojicultores poderão conhecer durante o evento o pacote de soluções CTS 1000, que contém o Optimize 1000, um inoculante sólido de longa vida inserido industrialmente nas sementes que garante maior proteção das bactérias, além de manter os organismos vivos por mais tempo no solo. A tecnologia realiza a inoculação com bactérias bradyrhizobium. “Esses microrganismos estabelecem uma simbiose com a planta que resulta na formação de estruturas modificadas (nódulos) nas suas raízes”, explica Márcio Domingos, gerente comercial da Novozymes.

As tecnologias de inoculação da Novozymes possuem alto poder de fixação de nitrogênio e elevam a disponibilidade de nutrientes para promover o crescimento vigoroso da raiz e da cultivar, melhorando a resposta ao estresse das plantas, entre outros benefícios para as lavouras.

Tratamento industrial

Quem visitar o estande poderá conhecer os benefícios do uso de sementes tratadas industrialmente com microrganismos biológicos, com os já conhecidos defensivos de proteção. Neste processo, explica Domingos, primeiro as sementes são embebidas por defensivos químicos, normalmente utilizados para prevenção de pragas e doenças. Logo, os grãos são banhados por um protetor e depois é adicionado um polímero. “Este último item cria uma camada protetora que permite que o inoculante biológico seja inserido sem prejudicar os organismos vivos que lá estão”, observa o gerente nacional.

Domingos explica que a Novozymes trabalha com duas tecnologias. A primeira, é o produto líquido de fácil aplicação que garante uma alta sobrevivência das bactérias. Já no turfoso, conteúdo mais concentrado, as bactérias podem sobreviver mais devido à alta proteção da substância sobre os microrganismos. “Nossas tecnologias foram desenvolvidas para melhorar o potencial produtivo da produção de grãos por meio da fixação biológica de nitrogênio”, descreve Domingos.

A depender do tamanho e processo produtivo, o gerente comercial da Novozymes aconselha optar pelo tratamento industrial porque ele tem várias vantagens. A primeira delas, explica ele, é a economia, pois o produtor consegue colocar a quantidade correta de produto por semente. “Um saco de soja, por exemplo, chega a conter 200 mil sementes. Com o sistema industrial, você consegue colocar a quantidade correta de cada produto em cada semente, o que gera uma assertividade superior a 95%, gerando maior produtividade com menor custo”, destaca.

Ao visitar a Tecnoshow Comigo, os sojicultores poderão conhecer mais sobre as soluções biológicas disponibilizadas pela Novozymes no Brasil e que devem ser aplicadas no Centro-Oeste. “A Tecnoshow Comigo é uma vitrine para o agronegócio na região. Aqui, os produtores estão buscando cada vez mais tecnologias que agilizam o processo produtivo e aceleram os índices de produtividade”, completa Domingos.

Serviço

Tecnoshow Comigo

Quando: 27 a 31 de março

Local: Rodovia GO 174, Km 252

Zona Rural, Rio Verde, GO

Estande Novozymes: Avenida B com a rua 4

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário