quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Clima Tempo

Boletim agrometeorológico do IDR-Paraná mostra distribuição irregular de chuvas no Estado

Tags: agricultura, agrometeorologia, boletim, chuvas

Dezembro foi um mês com grande irregularidade de chuvas no Paraná. Na maioria das regiões as precipitações foram próximo da média histórica. No entanto, nas regiões Oeste e Sudoeste, as chuvas foram muito abaixo do esperado para o mês. Na região Sudoeste, por exemplo, a média histórica é 180 mm e choveu, apenas, 79 mm (Figura 1).

Precipitação

Figura 1. Precipitação média (mm) registrada em dezembro de 2022 nas regiões do Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar. *RMC – Região Metropolitana de Curitiba.

Analisando alguns municípios, observa-se a distribuição irregular da precipitação no Estado (Figura 2). Assis Chateaubriand, situado no Oeste paranaense, possui média histórica de 192 mm em dezembro, no entanto choveu apenas 49,8 mm, contabilizando 142,2 mm de chuva abaixo do esperado. Guaíra, Salto Caxias, Palotina, Santa Helena, Toledo e Foz do Iguaçu, localizados no Oeste e Sudoeste do Paraná, também registraram déficit de precipitação acima de 100 mm, comparado com a média histórica.

Por outro lado, os municípios de Guarapuava e Ponta Grossa, localizados na região Central do Estado, registraram em dezembro de 2022 precipitações muito acima da média histórica. Em Guarapuava, por exemplo, choveu 319,2 mm, sendo que a média histórica é de 192,8 mm. Em Ponta Grossa a precipitação registrada em dezembro foi de 258,8 mm e a normal climatológica é 148,5 mm.

Os municípios de Maringá e Cândido de Abreu, nas regiões Noroeste e Central do Estado, foram os que mais se aproximaram da média histórica, com um total pluviométrico de 174,4 mm e 153,4 mm em dezembro e média histórica de 181,1 mm e 159,8 mm, respectivamente. Em média, choveu 150,5 mm no Estado e a normal climatológica é de 174,9 mm.

Anomalia de precipitações

Figura 2. Anomalia de precipitações (mm) registradas em dezembro de 2022 em relação à média histórica em alguns municípios do Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar.

As temperaturas também foram bastante heterogêneas no Paraná, em comparação com a média climatológica (Figura 3). Em Cianorte, no Noroeste paranaense, por exemplo, a média histórica da temperatura máxima de dezembro é 30,9°C e em dezembro de 2022 registrou 33,7°C, ficando 2,8°C acima do esperado para o mês. No geral, as regiões mais a oeste do Estado tiveram temperaturas mais elevadas. Já em Antonina, no Litoral, a média da temperatura máxima registrada no mês foi 27,9°C, permanecendo 2,5°C abaixo do esperado, que é 30,4°C.

Temperaturas

Figura 3. Anomalia das temperaturas máximas de dezembro de 2022 no Paraná. Fonte: Simepar.

Quanto ao efeito do clima na agricultura do Paraná, observa-se que de modo geral, as culturas tiveram um bom desenvolvimento, exceto nas regiões Oeste e Sudoeste, onde se registrou muito calor e precipitações escassas e irregulares.

Soja – O clima favoreceu a soja em dezembro na maioria das regiões, exceto no Oeste e Sudoeste do Estado. No final do mês a grande maioria encontrava-se na fase de floração e frutificação, das quais 80% apresentaram boas condições de desenvolvimento, 16% média e 4% ruim, segundo a Seab. A cultura nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná foi muito afetada pelo calor excessivo e pela pouca precipitação, sobretudo por estarem na fase reprodutiva que é a mais exigente em água.

Milho 1ª safra – Em geral, o milho também teve um bom desenvolvimento, exceto no Oeste e Sudoeste do Paraná devido ao déficit hídrico e calor intenso. De acordo com a Seab, 82% apresentaram boas condições de desenvolvimento, 16% médias e 2% ruins.

Feijão 1ª safra – De acordo com a Seab a grande maioria da cultura estava na fase de frutificação, maturação e colheita em dezembro, sendo que desse total 61% e 36% apresentaram condições boas e médias, respectivamente. Durante o ciclo houve várias adversidades climáticas no Estado nas diferentes regiões: chuva em excesso, seca, baixa temperatura, alta temperatura e baixa luminosidade. Isso provocou danos irreversíveis na cultura, com perdas na produtividade.

Mandioca – A colheita da mandioca foi encerrada no mês de dezembro com produtividade dentro do esperado. A nova safra apresenta bom desenvolvimento.

Cana-de-açúcar – Encerrou-se a colheita da cana-de-açúcar e o clima, de modo geral, favoreceu a cultura. As novas lavouras apresentaram bom desenvolvimento.

Fruticultura – As condições meteorológicas ocorridas em dezembro foram favoráveis para a fruticultura do Paraná.

Café – Os cafeeiros em geral apresentaram bom desenvolvimento e foram beneficiados pelas condições climáticas. Durante o mês de dezembro a grande maioria estava na fase de floração e início da frutificação.

Pastagens – Nas regiões com chuvas abundantes as pastagens apresentaram um bom desenvolvimento vegetativo.

Mananciais hídricos – Os rios, represas e córregos apresentaram níveis dentro da normalidade, na maioria das regiões paranaenses.

Dados: Setor de Agrometeorologia do IDR-Paraná

Fonte: IDR-Paraná

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Dia Mundial do Solo 2024 - Conexão Agro
Podcast 216 - Solos sadios reduzem efeitos das mudanças climáticas e garantem maior produtividade no campo
04/12/2024

Dia Mundial do Solo, celebrado em 5 de dezembro, reforça a importância de preservar e gerir de forma sustentável esse recurso essencial para a vida no planeta. O podcast “Conexão Agro” traz reportagem especial sobre como solos sadios reduzem efeitos das mudanças climáticas e garantem maior produtividade no campo.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário