Uma intensa massa de ar frio deverá atingir grande parte do Brasil a partir de domingo (15), causando acentuada queda de temperatura em parte da Região Sul. A partir do dia (16), a massa de ar frio avança rapidamente pelas demais áreas do Sul, chegando ainda nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e, até a noite deste dia, poderá atingir, inclusive, os estados de Rondônia e Acre.
Durante este período, as temperaturas poderão cair em torno de 10°C (queda entre a temperatura mínima de um dia comparada à temperatura mínima do dia anterior), especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês (o primeiro ocorreu entre os dias 4 e 5 de maio).
A Figura 1 apresenta a previsão de temperatura mínima na madrugada do dia 17/05. Tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas nas serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, onde as temperaturas poderão ser negativas.
Figura 1: Previsão temperatura mínima às 3 horas (horário de Brasília) do dia 17/05/2022
Geada
A tendência é de condições favoráveis à formação de geada ampla na Região Sul, e em pontos do sul de Mato Grosso do Sul e da Região Sudeste, entre os dias 17 e 23 de maio. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos e, atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade. A Figura 2 apresenta a tendência de risco de formação de geada para a manhã do dia 19. Áreas em vermelho indicam previsão de risco de geada forte, amarelo indica risco de geada moderada e, em azul, áreas com previsão de geada fraca.
Figura 2: Tendência de risco de geada para às 9h (horário de Brasília) do dia 19/05/2022.
Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos). Ela pode ser ocasionada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento. Além disso, o efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que se encontra e sua ocorrência resulta, em muitas vezes, em severos prejuízos econômicos principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.
Além dos alertas emitidos pelo Inmet, o Sisdagro – Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária possui uma ferramenta de previsão de condições favoráveis à formação de geada com antecedência de 5 (cinco) dias. O Sisdagro pode ser acessado no portal do Inmet ou clicando em http://sisdagro.inmet.gov.br/
Neve
Vale destacar que, por enquanto, há uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras Gaúcha e Catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17. Para maiores detalhes e possíveis mudanças na previsão de ocorrência de tal fenômeno, recomenda-se acompanhar as próximas atualizações desta nota.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente no portal, aplicativo e redes sociais do Inmet:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET
Fonte: MAPA