quarta-feira, 06 de novembro de 2024

Eventos

Capacitação técnica trata do cultivo do pêssego em clima tropical de altitude

Tags: altitude, capacitação, clima tropical, Fruticultura

 

O cultivo do pessegueiro, espécie de clima temperado, é o tema da próxima edição do evento Capacitação em Fruticultura Tropical que será realizada na terça-feira (08), às 9h. A palestra técnica Pêssego: pesquisa, inovação e produção em clima tropical de altitude será apresentada pela pesquisadora da Embrapa Clima Temperado Maria do Carmo Raseira. Os interessados podem acompanhar pelo pelo canal da Embrapa no Youtube e pela página da Embrapa Cerrados no Facebook.

A pesquisadora vai tratar dos avanços tecnológicos relacionados ao desenvolvimento de cultivares e sistema de produção, incluindo as tecnologias para a produção do pêssego em clima tropical de altitude. Segundo o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, coordenador do evento, o cultivo de espécies temperadas em ambientes tropicais como o Cerrado está sendo possível devido a esses recentes progressos científicos e tecnológicos. “No caso do pêssego, o desenvolvimento de cultivares com baixa necessidade de frio e o adequado manejo do pomar tem viabilizado o cultivo em clima tropical de altitude”, afirmou.

Por ser uma espécie de clima temperado, o pessegueiro passa por um período de dormência. A pesquisadora explica que a entrada e a saída da planta desse período são altamente dependentes de temperatura e fotoperíodo. “Entretanto, com a evolução da tecnologia e desenvolvimento de cultivares com baixa necessidade de frio, hoje o cultivo dessa espécie, embora ainda predomine nos dois hemisférios, entre as latitudes de 30° e 45º, é encontrado em áreas subtropicais e tropicais de altitude”, afirmou.

Atualmente, a cultura do pessegueiro ocupa, no Brasil, uma área de 15.880 ha, nos quais, em 2020, foram produzidas 201.880 t. A produção do fruto é concentrada no estado do Rio Grande do Sul e é de cerca de 130 mil toneladas em mais de 11 mil ha. No sul do estado está localizada mais de 95% da produção de pêssegos para processamento industrial. “O mais importante, no entanto, é o papel social desse cultivo. Estima-se que, apenas no RS, cerca de 4500 famílias têm nesse cultivo a sua principal fonte de renda. Além disso, ele propicia milhares de empregos diretos, tanto no campo como na indústria conserveira, e um número ainda maior de empregos indiretos”, afirmou a pesquisadora.

 

Serviço:
Pêssego: pesquisa, inovação e produção em clima tropical de altitude
Quando: 8 de março, às 9h
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=b1QZDnmajBI

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Luisa Macedo Prêmio MUlheres do Agronegócio Conexão Agro
Pod Cast 212 - Mulheres são premiadas por boas práticas agrícolas no agro
30/10/2024

Uma pesquisadora e nove produtoras rurais receberam o Prêmio Mulheres do Agro, promovido pela Bayer e Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por suas atuações baseadas em práticas agrícolas sustentáveis. A premiação ocorreu em São Paulo. Confira no Pod  Cast Conexão Agro.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário