terça-feira, 17 de junho de 2025

Cevada

Carne suína e chopp de bacon são atrativos no Pork Beer

Tags: bacon, carne suína, cerveja de bacon, malte defumado

Quem mora na região de Toledo, no Oeste do Paraná, já deve ter ouvido falar ou já experimentou o famoso chopp de bacon. A bebida foi o ponto alto do Meat Taste, uma demonstração gastronômica, ocorrida no INOVAMEAT Toledo – Inovação na Produção de Proteína Animal –  realizado recentemente naquela cidade. O evento reuniu palestrantes para debater temas relacionados à proteína animal, com foco nas principais inovações para o setor.

O chopp de bacon, que leva malte defumado em sua receita, remetendo ao aroma e sabor do bacon, é o carro-chefe da Pork Beer, uma cervejaria artesanal de Toledo, de propriedade do casal Adriana Rodrigues e Márcio Kalinoski. Eles adquiriram o estabelecimento há 3 anos e, de lá para cá, vêm inovando no cardápio.

Para oferecer um chopp de qualidade, Adriana explica que compra matérias-primas selecionadas para produzir a receita artesanal no estilo Rauchbier (rauch significa fumaça em alemão). “A cerveja ganhou esse nome por ser produzida a partir de maltes defumados. Nós utilizamos o malte defumado com lenha cítrica, que lembra o aroma e sabor do bacon”, explica Adriana.

Além de cervejas tradicionais,  o Pork Beer produz nove tipos de cervejas artesanais – das tradicionais às aromáticas e frutadas -, que já caíram no gosto do consumidor. “Apostamos na bebida artesanal, investindo sempre em novas receitas”, conta Adriana.

A Pork Beer é a primeira cervejaria artesanal de Toledo e serve também vários pratos à base de proteína suína, como a costelinha defumada ao molho barbecue, torresminho à pururuca, tulipa de frango defumado e o sanduíche feito com costelinha defumada, calabreza, batata rústica, entre várias outras receitas.

Todo cardápio da cervejaria é inspirado nos produtos de proteína animal produzidos no município de Toledo, que é líder na produção de suínos, aves e leite na região Oeste do Paraná.

“Por meio da Pork Beer estamos dando continuidade a história desta região tão produtiva e próspera na agropecuária, em especial no segmento de suínos”, afirma Adriana, acrescentando que poder oferecer uma gastronomia com produção local é uma forma de homenagear e valorizar a cidade.

História do malte defumado

Quando se trata do surgimento do estilo Rauchbier existem algumas lendas. Uma delas é que no incêndio de uma cervejaria, o malte armazenado foi contaminado pela fumaça. O cervejeiro, muito pobre, resolveu vender mesmo assim a cerveja produzida com aquele malte e, ao contrário de suas expectativas, o produto caiu no gosto dos consumidores de tal forma, que ele continuou a produzir cerveja com malte previamente defumado.

As principais características do estilo de cerveja Rauchbier são o caráter defumado de madeira, aroma e sabor de malte defumado e que realmente lembra bacon ou embutidos.

Hoje em dia, ao invés de se utilizar as tradicionais lenha e fogueira na produção, tem-se a possibilidade de brasear o malte com combustíveis fósseis em fornos devidamente adaptados para este processo. Outros cervejeiros mantêm-se à tradição e preferem o contato direto da fumaça natural, sem um controle tão rígido sobre a dessecação.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

edição gênica Embra Soja workshop lei novas cultivares Conexão Agro
Podcast 227 - Edição gênica reacende debate sobre modernização da lei de cultivares
30/05/2025

A edição gênica está abrindo um novo capítulo na agricultura brasileira. E, com ela, ganha força o debate sobre a atualização da lei de proteção de cultivares. O assunto foi destaque durante o Workshop Embrapa 50 anos – histórico e perspectivas

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário