Metade da carne de frango exportada pelo Brasil, em fevereiro, teve como destino a China, Arábia Saudita, Japão, Emirados Árabes Unidos e União Europeia. Destes, apenas os árabes reduziram as compras entre os dois primeiros meses do ano, em 7%, enquanto a China expandiu em 15% as importações do produto brasileiro, no mesmo comparativo. Já o volume total exportado, aumentou no mês aumentou, animando a cadeia produtiva. De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Cecex), as exportações de produtos avículas, considerando a carne in natura, salgada e industrializada, somaram 316,9 mil toneladas no mês, aumentos de 12,4% frente ao mês anterior e de 1,5% em relação ao mesmo período de 2018.
Com a comercialização maior para a China, o mercado chinês passou a ser o principal destino da carne de frango brasileira. Esse cenário, somado às vendas aquecidas no Brasil, tem elevado as cotações internas da proteína. No acumulado do mês (até o dia 14 de março), o preço do frango inteiro congelado registrou alta de 2,9% no atacado da Grande São Paulo, a R$ 4,41/Kg na quinta-feira (14). Para o produto resfriado, no mesmo comparativo, a valorização foi de 2,8%, a R$ 4,46%/Kg, no dia 14.