quinta-feira, 24 de abril de 2025

Café

Chuva e frio diminuíram o ritmo da colheita do café

Tags: agronegócio, clima

A produção total dos Cafés do Brasil foi estimada em um volume físico equivalente a 54,7 milhões de sacas de 60kg para a safra de 2023. Tal estimativa inclui obviamente a produção de 37,9 milhões de sacas da espécie de Coffea arabica, as quais equivalem a 69,3% da produção nacional, e, adicionalmente, 16,8 milhões de sacas de Coffea canephora, espécie no caso que contempla os cafés conilon e robusta, que correspondem a 30,7% da safra nacional total. Os dados são do boletim de acompanhamento de safra brasileira de café 2023, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Área de café

A área da cafeicultura, cujas lavouras estão de fato produzindo nesta safra 2023 no Brasil, totaliza 1,87 milhão de hectares, sendo que 1,48 milhões de hectares são destinados ao café arábica, e aproximadamente 390 mil hectares são de canephora (robusta e conilon), o que permite estimar que a produtividade média total dos Cafés do Brasil será de 29,2 sacas por hectare, considerando a safra total de 54,7 milhões de sacas citada anteriormente, com as duas espécies de cafés cultivadas no país.

 

Com a passagem da frente fria e a ocorrência de chuva, o ritmo da colheita do café diminuiu. A chuva deve chegar de forma isolada também a áreas do Cerrado Mineiro. A partir desta segunda metade da semana o tempo seco volta a ganhar força e a predominar sobre o centro-sul.

Na semana entre 06 e 12 de junho há previsão para a passagem de uma nova frente fria sobre o centro-sul do país. O sistema deve avançar pela região Sul a partir da metade da semana, provocando chuvas intensas entre o Rio Grande do Sul e o Paraná, onde os acumulados podem ultrapassar 100 mm em algumas localidades, do dia 6 ao dia 12 de junho. Mais uma vez a chuva deve chegar a partes do Centro-Oeste e do Sudeste, com mais intensidade nas áreas mais ao sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Temperatura

Até domingo (4), ainda faz frio sobre áreas produtoras do Paraná, Mato Grosso do Sul e Sudeste, mas não há previsão para frio extremo. Além disso, não há previsão para novo declínio acentuado das temperaturas durante a primeira quinzena de junho. Um novo episódio de frio mais intenso está previsto para a Região Sul na última dezena do mês, mas ainda assim não há indicativo para frio intenso em áreas produtoras de milho segunda safra, cana de açúcar e café.

Produção mundial de café

A produção mundial da cafeicultura deverá atingir o equivalente a 171,3 milhões de sacas de 60kg, das quais 98,6 milhões de sacas serão da espécie de C. arábica, que corresponderão a 57,5% da safra global, e 72,7 milhões de sacas de C. canephora, que representarão em torno de 42,5% da produção mundial no ano-cafeeiro 2022-2023, de acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC).

Safra cafés do Brasil

Caso os números se confirmem, a safra estimada para os cafés do Brasil, irá corresponder a 32% da produção global, incluindo obviamente as duas espécies citadas. A produção de café arábica no Brasil equivale aproximadamente 38,5% da produção de C. arabica em nível mundial, e a produção brasileira de C. canephora poderá chegar a 23% da produção dessa espécie (robusta+conilon) em nível mundial.

Fonte: Climatempo

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário