sábado, 13 de julho de 2024

Clima Tempo

Chuva e frio no Sul

Tags: clima, crédito, Meio Ambiente

A forte frente fria avança do Sul para o Sudeste, provocando muito frio nos estados do RS, SC e PR, além de temporais nas capitais Florianópolis e Curitiba. Esse fluxo de umidade provoca nuvens carregadas no oeste de sul de SP e no estado de MS. Ar quente e úmido que favorece chuva sobre o litoral do Nordeste, situação de atenção para as capitais e pancadas fortes de chuva sobre AC, RO, norte de RR e do AP. A alta pressão ainda atua sobre parte do Centro-Oeste, Sudeste e interior da Bahia, deixando o tempo aberto, firme e seco, com baixos índices de umidade do ar.

​Previsão do tempo

A segunda-feira começa com tempo instável e chuva intensa sobre o extremo sul de Mato Grosso do Sul, estados de Santa Catarina e Paraná. Também haverá instabilidades nas áreas que vão do Amazonas ao Amapá e do litoral do Rio Grande do Norte ao litoral norte da Bahia.

Com o avanço da frente fria e o fluxo de umidade, áreas do oeste e sul de SP também voltam receber chuva e de maneira forte entre as cidades de Presidente Prudente, Ourinhos, Avaré e o Vale do Ribeira. Já sobre a costa norte do Brasil, a umidade que vem do mar continua provocando muita chuva no Norte e Nordeste. Capitais como Natal, Maceió e Aracaju ficam em atenção, chuva que começa desde cedo, intercalando períodos de melhoria e aberturas de sol. Já no interior do estado de Rondônia, risco de temporais e tempo bem abafado.

Os maiores volumes de chuva vão se concentrar sobre Santa Catarina e Paraná, regiões como Chapecó, Blumenau, Guarapuava e Paranaguá ficam em alerta e o potencial para danos, como alagamentos e deslizamentos de terra, aumenta. Também poderão ocorrer acumulados de chuva elevados no norte do Amazonas e no norte do Amapá.

Atenção para o frio: a massa de ar fria de origem polar que avança sobre o Rio Grande do Sul já provoca queda significativa de temperatura sobre o estado gaúcho. O dia começa gelado e com geada sobre o centro-oeste, sudoeste do estado e na região da Campanha. Temperaturas que diminuem ao longo do dia sobre Santa Catarina e Paraná.

Alertas meteorológicos

​Perigo no leste e sul do Paraná, regiões como Curitiba, Paranaguá e Guarapuava ficam com risco de chuva volumosa e ventos de 60 a 80 km/h. Geada ampla sobre a região central, centro-oeste e sudoeste do RS. Perigo no Vale do Itajaí e no litoral norte de Santa Catarina. Temporais em Santa Catarina e no centro-sul de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Cimatempo

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

A selective focus shot of a green plant in the field
Coluna 198 - 73% das propriedades de soja no Brasil são de pequenos produtores
03/07/2024

Levantamento da Embrapa Soja, com base em dados do IBGE, de 2017, desmistifica a visão de que a soja é cultivada apenas por grandes produtores. Confira reportagem na coluna Conexão Agro.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário