domingo, 16 de junho de 2024

Clima Tempo

Ciclone e frente fria: alerta de temporais no Sul

Tags: agricultura familiar, agronegócio, clima, Cooperativismo

A semana começou com temperaturas baixas e chuva em parte da Região Sul. Estas instabilidades até perderam força no Rio Grande do Sul, mas ainda persistem em parte dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Nos próximos dias, a atuação de um ciclone extratropical e a passagem de uma nova frente fria pela costa da Região, aumenta o risco de temporais, chuva volumosa e ventania.

Nesta quarta-feira (05), uma mudança no padrão da circulação de ventos já transporta nuvens carregadas sobre o oeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul. Essa chuva pode vir em forma de temporais, com raios e queda de granizo, atingindo áreas da Fronteira Oeste e a região das Missões no estado gaúcho e a região de Foz do Iguaçu, Guaíra e Umuarama no Paraná. Pode chover no extremo oeste de Santa Catarina, mas a chuva ainda ocorre de forma mais isolada.

Na quinta-feira (06), a formação de um ciclone extratropical no oceano na altura do Rio Grande do Sul, favorece o reforço da chuva sobre a Região. A quinta será de alerta para temporais em todo o interior da Região. As capitais, ficam em atenção para chuva forte e persistente e as temperaturas ficam baixas.

À noite, este ciclone extratropical se desloca do Paraguai em direção ao sul do país, dando origem a uma frente fria. Na sexta-feira (07) a frente fria atua mais sobre o Sudeste do país, mas seu ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul ajuda a causar pancadas de chuva e rajadas de vento de mais de 80km/h do sul ao leste, norte e nordeste gaúcho, incluindo a região de Porto Alegre. Ainda chove no litoral sul, sul e áreas de serra de Santa Catarina, mas grande parte da Região volta a ter tempo firme. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas ficam baixas, principalmente no leste do Paraná.

As rajadas de vento são ainda mais fortes, na sexta, com alerta para o sul do Rio Grande do Sul, áreas de serra do estado gaúcho e de Santa Catarina. Nestas regiões as rajadas podem chegar aos 100 km/h. Nas demais áreas da Região Sul, rajadas variando de 60 a 70 km/h. O vento só perde força no sábado (08). O mar também fica agitado com ondas de até 3 metros de altura na sexta-feira, por toda a costa do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina.

Fonte: Climatempo

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário