terça-feira, 15 de outubro de 2024

Notícias

Cinco pesquisas da Embrapa foram premiadas pela Abrass

Tags: Abrass, embrapa, pesquisa, prêmiação

Durante o 2º Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja (Enssoja), realizado de 13 a 15 de junho, em Mogi das Cruzes (SP), cinco pesquisas da Embrapa foram premiadas pela Associação Brasileira de Produtores de Semente de Soja (Abrass): o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Lima Nepomuceno, o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto e os investigadores da equipe de Tecnologia de Sementes da Embrapa Soja, Ademir Assis Henning, Francisco Carlos Krzyzanowski e José de Barros França Neto. Além dos cinco pesquisadores da Embrapa, foram premiados: Cláudio Manoel da Silva, Maria de Fátima Zorato, Rogério Coimbra e Silmar Peske.

Os premiados receberam um troféu pela contribuição em prol do desenvolvimento da soja no Brasil. “É uma homenagem que dedicamos a todos os colegas da Embrapa Soja”, comentou Nepomuceno.

O evento reuniu 300 profissionais da cadeia de produção da soja no Brasil com pautas como perspectivas de mercado, genética, genética e políticas para o setor. O chefe-geral Alexandre Nepomuceno ministrou palestra sobre o papel da Biotecnologia. Por outro lado, o pesquisador José de Barros França Neto, abordou a contribuição da semente para a cultura da soja, destacando os principais avanços em tecnologia de produção de sementes.

Tecnologias para qualidade da semente de soja

A produção de sementes de soja é um grande desafio ao setor produtivo, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. De acordo com França Neto, é essencial o desenvolvimento de fatores líquidos para a superação de fatores limitantes, a prevalência de uma boa nutrição, bem como o manejo para o controle de percevejos sugadores.

Para o pesquisador, a produção de tecnologias específicas para o estabelecimento de sementes e um sistema adequado de controle de qualidade garante a alta produtividade. “A equipe de Tecnologia de Sementes da Embrapa Soja tem diversas tecnologias para garantir a qualidade das sementes de soja, como, por exemplo, os métodos de análise da qualidade de sementes, visando a produção de sementes de alta qualidade de higiene, sanitária, de melhoria genética e física”, ressalta.

Para Francisco Krzyzanowski, a semente de soja, para ser considerada de alta qualidade, deve ter altas taxas de vigor, germinação e sanidade, bem como garantias de purezas físicas e varietais (genética) e não conter sementes de plantas daninhas. “Esses fatores respondem pela semente no campo, culminando com o estabelecimento da população de plantas necessárias pela cultivar, aspecto fundamental, que contribui para que sejam executados altos rendimentos”, explica.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 209 - Paraná terá maior complexo de biodiesel do mundo a base de óleo de soja
09/10/2024

Grupo Potencial,  do Paraná, vai investir R$ 600 milhões para se tornar líder mundial na produção de biodiesel em planta única. Podcast Conexão Agro na UEL FM destaca também investimento de R$ 5 bilhões da indústria cervejeira no estado, nos últimos cinco anos.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário