A chegada de uma forte onda de frio no Brasil nesta semana vem deixando cafeicultores em alerta. As temperaturas já caíram expressivamente em muitas regiões nesta terça-feira (17), e agentes consultados pelo Cepea de diversas praças do Sudeste e do Sul do País estão preocupados com a possibilidade de geadas – vale lembrar que a cultura foi prejudicada pelo fenômeno climático no inverno de 2021.
Muitos produtores fizeram o enterrio dos cafés recém-plantados e a cobertura com resíduos vegetais – métodos considerados os mais efetivos de proteção contra geadas em novos cafezais. Segundo especialistas, o enterrio é feito com uma camada de terra com cerca de 20 cm de espessura sobre a muda de café dobrada, na véspera da geada.
Por enquanto, no campo, produtores brasileiros já começaram as catações iniciais nos cafezais, especialmente no Sul de Minas e em Garça (SP). No restante das regiões, alguns cafeicultores também iniciaram os trabalhos, mas a intensificação está prevista para o final deste mês e junho. Nas Matas de Minas, produtores já estão em um ritmo um pouco mais avançado de colheita.
Milho
Apesar da expectativa de safra recorde no Brasil, os valores do milho voltaram a subir na semana passada, interrompendo, portanto, o movimento de queda diária consecutiva que vinha sendo verificado desde o encerramento de abril.
Segundo pesquisadores do Cepea, os preços domésticos foram influenciados pela apreensão de agentes com a chegada de uma frente fria em parte das regiões produtoras, que pode trazer geadas e, consequentemente, prejudicar o atual bom desenvolvimento das lavouras.
Esse cenário tem limitado o ritmo de negócios internos. Além disso, as cotações também foram impulsionadas pelas altas externas do cereal, que, por sua vez, subiram diante de estimativas oficiais indicando possível queda na produção mundial do cereal, devido ao clima desfavorável nos Estados Unidos e a dificuldades diante da guerra na Ucrânia.
Fonte: Cepea