segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias

CNA mostra impactos da elevação dos custos da pecuária

pecuária
Tags: agroindustria, pecuária

Os impactos do aumento dos preços dos insumos da pecuária na margem de lucro dos produtores rurais serão apresentados no Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de 24 de outubro a 8 de novembro.

Neste ano, o projeto levantou os custos de produção de cinco atividades pecuárias (aquicultura, avicultura, suinocultura, pecuária de corte e pecuária de leite) em 45 municípios de 15 estados brasileiros.

Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, de acordo com as características de cada atividade pecuária, a elevação dos preços de insumos importantes, como a ração e o sal mineral, vem impactando a margem de lucro dos produtores desde março de 2020 (início da pandemia).

“O público vai entender a influência de um cenário de alta acumulada dos preços de insumos e o que os produtores têm vivenciado em cada atividade e região em termos de rentabilidade”, explicou Thiago.

Desde 2007, o projeto Campo Futuro já levantou os custos de produção de 66 atividades agropecuárias em 357 municípios diferentes. Os encontros para coleta de informações são chamados de painéis e reúnem produtores rurais, técnicos e representantes de sindicatos e federações de agricultura estaduais.

O projeto é realizado pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos e geração de informação para o gerenciamento rural.

Confira a programação do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro:

24/10 – Pecuária de leite;
25/10 – Fruticultura;
26/10 – Cana-de-açúcar;
27/10 – Aves e Suínos;
28/10 – Silvicultura;
31/10 – Hortaliças;
01/11 – Cereais, fibras e oleaginosas;
03/11 – Cafeicultura
04/11 – Pecuária de corte;
07/11 – Aquicultura

08/11 – Evento de Encerramento do Circuito e Lançamento do Prêmio Campo Futuro

Fonte:CNA

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário