A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, a maior articulação multissetorial brasileira de incentivo à economia de baixo carbono, competitiva, responsável e inclusiva, formada por mais de 170 empresas e entidades de diversos setores, lançou um site com 28 propostas para os candidatos às Eleições 2018.
Trata-se de uma ação apartidária dos princiapais atores da agenda de clima, florestas e agricultura, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da uma economia de baixo carbono no País.
As sugestões, segundo nota da coalizão, foram selecionadas em consenso entre representantes do agronegócio, universidades, setor financeiro e organizações de conservação ambiental.
“Não há lado a ser escolhido: produção agropecuária e conservação ambiental podem e devem andar lado a lado”, afirma o comunicado.
O documento propõe ações que podem ser implementadas em um mandato de quatro anos. As propostas estão organizadas em três grupos: ordenamento territorial, dinamização dos mecanismos de mercado para financiamento da conservação e do desenvolvimento sustentável no campo, e agropecuária de baixo carbono, ou seja, com baixa emissão de gases de efeito estufa, aliada à conservação dos recursos naturais.
Fazem parte da iniciativa a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) Cargill, Basf, Fibria, Gerdau, Carrefour, dentre outras dezenas de instituições e companhias.
.