domingo, 15 de setembro de 2024

Animais

Cobre e zinco orgânicos melhoram produtividade e imunidade dos bovinos de leite

A importância da suplementação mineral na dieta de bovinos de leite já é reconhecida por produtores e técnicos há anos. Mas o que estudos científicos vêm trazendo à tona é que não apenas a quantidade utilizada é decisiva para a boa produtividade, mas sim a fonte dos minerais. Aqueles administrados em sua forma orgânica demonstraram melhores índices de produção de leite pelos bovinos, além de benefícios para a saúde dos animais.
É o que explica o zootecnista e gerente de vendas para ruminantes da Alltech, Daniel Lobato. Segundo o especialista, minerais como o zinco são essenciais para a melhoria da produtividade leiteira e do sistema imunológico. “O zinco é um componente de enzimas importantes no metabolismo de carboidratos, proteínas, lipídeos e hormônios, que por sua vez são importantes na função reprodutiva e imunológica. Estudos conduzidos no Reino Unido sobre o impacto do zinco orgânico, relacionaram sua maior absorção como determinante para incrementos em produtividade, com acréscimo de mais de dois litros de leite por dia”, afirma.
Outro micromineral fundamental para a dieta dos animais é o cobre, que contribui para a manutenção da saúde dos bovinos de leite. Mas para que seus benefícios sejam efetivos, é necessária uma boa absorção por meio do manejo nutricional. “O cobre é um componente de enzimas importantes para os ossos e alguns tecidos. Também auxilia na absorção e transporte de ferro e na proteção das células contra o estresse oxidativo. Combater este estresse é fundamental na preservação das células fagocitárias, parte importante da imunidade dos animais”, explica Lobato.
Este cenário se deve à biodisponibilidade dos minerais orgânicos: nesta forma, eles serão melhor absorvidos pelo organismo, o que se torna ainda mais importante para animais adultos, como ressalta o especialista. “Quando falamos de animais jovens, como as bezerras, o coeficiente de absorção (CA) de minerais gira em torno de 60%, enquanto para os adultos é de apenas 5% ou menos. Os principais fatores estão relacionados a interações negativas com outros minerais, principalmente enxofre e molibdênio. Portanto, para garantirmos que eles sejam absorvidos em quantidades satisfatórias e atuem metabolicamente ajudando os animais, é preciso pensar nas fontes desses microminerais que estão sendo fornecidos, preferindo as de origem orgânica”, complementa.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário