terça-feira, 17 de junho de 2025

Agronegócio

Colégio Newton Freire Maia terá currículo agricultura 4.0

Colégio Agrícola

O Colégio Estadual de Educação Profissional (Ceep) Newton Freire Maia , em Curitiba, terá novo currículo para incluir disciplinas de inovação e ser o piloto da Escola Agrícola 4.0. A instituição de ensino será transferida para a Granja do Canguiri, ex-residência oficial dos governadores do Paraná. A intenção é expandir o modelo para os outros 18 colégios agrícolas do Paraná.

“Nosso compromisso é modernizar o aprendizado na área, levando ao ensino técnico agrícola, inovações, tecnologias e mais ciência”, disse o secretário estadual da Educação, Renato Feder, que vistoriou, na segunda-feira (17), o Ceep e a Granja do Canguiri.
Acompanharam o secretário, o capitão Diego Nogueira, da Casa Militar; o diretor do Ceep, Edson Blum; e a chefe do Departamento de Educação Profissional e EJA, Alessandra Maia Rosas. O diretor mostrou a infraestrutura, os laboratórios, dormitórios, espaços de aula e interação dos alunos do Ceep.
Mostrou também toda a ex-residência e falou dos planos que estão sendo elaborados. A Escola Agrícola 4.0 é um projeto que pretende criar um espaço voltado à inovação e ao uso de tecnologias na agricultura familiar.

Criado em 2005, o Ceep  Newton Freire Maia conta, atualmente, com 539 alunos, que saem da escola com o diploma de técnico em Meio Ambiente, técnico em Agropecuária ou técnico em Sistemas de Energia Renovável.

De acordo com  Feder, o Estado também estuda parcerias para aproximar os estudantes do dia a dia de trabalho das cooperativas e de empresas do setor do agronegócio. “Os jovens formados nestes locais vão sair preparados para o mercado de trabalho para entregar às propriedades rurais o que há de mais moderno na agropecuária, para continuar fazendo do Paraná um dos líderes agrícolas mundiais”, ressaltou.
De acordo com o secretário, o projeto Escola Agrícola 4.0 terá um impacto positivo na educação técnica dos alunos. “O trabalho é referência em todo o Paraná. A adição deste projeto irá beneficiar ainda mais os estudantes, que irão desenvolver habilidades e conhecimentos na área da agricultura e pecuária”, diz.

A decisão de transformar a ex-residência em escola já fazia parte dos plano de ação do governador Ratinho Junior e, no final de julho, ele assinou um documento que formalizava a transferência do imóvel para a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que será responsável por transformá-lo na Escola Agrícola 4.0.

Pense Agro – Um dos envolvidos no projeto, o capitão Diego Nogueira, explica que o primeiro passo para a concretização do projeto é o Pense Agro, um hackathon on-line promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) em parceria com o governo estadual.

Estudantes, professores e startups poderão participar propondo soluções tecnológicas para o ensino profissionalizante e a agricultura familiar. “Ao invés de implantar algo de cima para baixo, vamos ouvir a comunidade de forma qualificada e colher sugestões de como podemos trabalhar a inovação e criar algo com vistas aos próximos dez, vinte, trinta anos”, afirma Nogueira.

Fonte: AEN

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

edição gênica Embra Soja workshop lei novas cultivares Conexão Agro
Podcast 227 - Edição gênica reacende debate sobre modernização da lei de cultivares
30/05/2025

A edição gênica está abrindo um novo capítulo na agricultura brasileira. E, com ela, ganha força o debate sobre a atualização da lei de proteção de cultivares. O assunto foi destaque durante o Workshop Embrapa 50 anos – histórico e perspectivas

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário