domingo, 16 de junho de 2024

Notícias

Colheita do trigo avança no Brasil, mas necessidade de importação deve crescer

Tags: colheita, excesso de chuvas, importação, trigo

O excesso de chuvas que as lavouras de trigo do Paraná vêm enfrentando segue sendo o principal ponto de atenção dos agentes do mercado doméstico de trigo. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, além do trigo do norte e do oeste, a previsão de chuvas para a próxima semana já deve encontrar lavouras do sudoeste e do sul do estado prontas para a colheita.

“Todo o volume de precipitações de forma quase ininterruptas nas últimas semanas deve afetar de forma significativa a qualidade dos grãos colhidos. Com um menor volume de trigo com qualidade para atender a exigente indústria local, a necessidade de importação aumentará”, disse.

Além disso, se a safra gaúcha confirmar o potencial de produção – sem perdas qualitativas –, os moinhos do Paraná devem um dos destinos do cereal produzido no RS.

No Rio Grande do Sul, os moinhos seguem pouco ativos e com indicações abaixo dos preços oferecidos pelos compradores internacionais. Os produtores, por sua vez, não têm demonstrado interesse nem na exportação.

Conab

A colheita de trigo da safra 2022 atingiu 22,4% da área, de acordo com relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados coletados até 1 de outubro. Na semana anterior, a colheita atingia 18,7%. Em igual período do ano passado, a área colhida chegava a 22,6%.

Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que a colheita atinge 42% da área, com 48% das lavouras de trigo na fase de maturação. As demais estão em frutificação (42%), floração (9%) e desenvolvimento vegetativo (1%). A área é estimada em 1,181 milhão de hectares, contra 1,225 milhão de hectares em 2021, queda de 4%.

Segundo o Deral, 73% das lavouras de trigo apresentam boas condições de desenvolvimento, 23% situação média e 4% estão ruins. No dia 26 de setembro, a colheita atingia 37% da área, com 76% das lavouras tinham boas condições, 22% situação média e 2% ruins, entre as fases de crescimento vegetativo (3%), floração (13%), frutificação (39%) e maturação (45%).

A safra 2022 de trigo do Paraná deve registrar uma produção de 3,794 milhões de toneladas, 18% acima das 3,208 milhões de toneladas colhidas na temporada 2021. A produtividade média é estimada em 3.309 quilos por hectare, acima dos 2.632 quilos por hectare registrados na temporada 2021.

Rio Grande do Sul

A colheita de trigo atinge 3% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, eram 2%. Em igual período do ano passado, 3%. A média dos últimos cinco anos é de 3%. A estimativa de cultivo de trigo no Estado para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada permanece em 2.822 kg/ha.

Fonte:  Agência SAFRAS

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário