O mercado da cafeicultura orgânica tem se mostrado em expansão e bastante promissor. Para entender mais sobre esse sistema de produção de grande potencial no agronegócio brasileiro, será realizado o Curso Café Orgânico Tecnológico, de 26 a 30 de setembro de 2022, no Centro de Difusão de Tecnologia (CDT), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), antigo Iapar e Emater. As inscrições podem ser feitas no local ou clique aqui
Promovido pela Rede Agro Vida, com o apoio do IDR-Paraná, o evento contará com diferentes áreas de conhecimento em palestras realizadas por profissionais atuantes no manejo orgânico para proporcionar uma experiência tecnológica completa para agricultores, profissionais da área agronômica e acadêmicos.
De acordo com o presidente da Rede Agro Vida, Egon Bertolaccini, o curso será ministrado por vários especialistas da área de instituições de Ensino e Pesquisa do Estado, além de produtores rurais. “Vamos falar de formatos de plantio, de manejo, nutrição, controle pragas e doenças, conversão do cafeeiro convencional em orgânico, colheita e certificação, além de mostrar alternativas para redução de custos com insumos”, explica Egon.
O pesquisador voluntário do IDR-Paraná, Tumoru Sera, destaca que o objetivo do curso é aumentar a produtividade, melhorar a qualidade, reduzir custos e proporcionar um lucro verdadeiro para os cafeicultores.
“Hoje o café orgânico é uma demanda da sociedade bastante forte. Isso vem fazendo com que os governos federal, estadual, municipal, associações, indústrias invistam em novas tecnologias bastante inovadoras e sustentáveis”, acrescenta o pesquisador.
De acordo com ele, a ideia é que o curso seja uma motivação aos diversos atores que trabalham na cafeicultura e um ponto de partida para organizar um grupo de forma sinérgica, no sentido de compartilhar informações e contribuir para que a agricultura familiar se prepare para atender a grande demanda que existe hoje no mercado interno.
“Queremos otimizar esse sistema para que nos próximos 10 anos tenhamos uma rede progressiva orgânico tecnológica e sustentável economicamente, ambientalmente e socialmente”.
Tumoru Sera destaca que serão debatidos cinco temas. No primeiro dia será Certificação; no segundo, Qualidade; no terceiro dia, Nutrição; no quarto dia, Mudanças Climáticas e, no último dia, Controle de Pragas e Doenças.
Serviço
Curso Café Orgânico Tecnológico
Dias: 26, 27, 28, 29 e 30 de setembro
Valor: R$ 100,00 (público geral) e R$ 70,00 (estudantes)
Inscrições: no local do evento ou neste endereço
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZNjEuB0748ikYB–6UDp2463K1XzVLFb14GAS5I14AqeLNQ/viewform