sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Notícias

Com progresso da colheita de trigo no PR, liquidez aumenta; preço segue enfraquecido

Tags: agronegócio, trigo

À medida que a colheita de trigo avança – sobretudo no Paraná – e a disponibilidade do cereal aumenta, a liquidez se aquece no mercado interno. Nas próximas semanas, as atividades devem ser iniciadas também no Rio Grande do Sul, o que pode reforçar o ritmo de negócios envolvendo o produto.

Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), no geral, muitos agentes de moinhos e de indústrias de ração costumam intensificar as aquisições nestes períodos de colheita, na tentativa de realizar negócios envolvendo maiores volumes a preços mais competitivos. E, de fato, os preços do cereal estão enfraquecidos.
No entanto, apesar das recentes desvalorizações, os atuais patamares estão expressivamente acima (em termos nominais) dos registrados no mesmo período de 2020 em todos os estados acompanhados pelo Cepea.
Açúcar
O preço do açúcar cristal seguiu em alta no mercado spot paulista na semana passada. Na quinta-feira, 23, o Indicador CEPEA/ESALQ atingiu a casa dos R$ 145,00/saca de 50 kg, novo recorde nominal da série histórica do Cepea.
Compradores consultados pelo Cepea indicam que está cada vez mais difícil encontrar açúcar cristal disponível no mercado à vista. Diante disso, de 20 a 24 de setembro, a média do Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 143,77/saca de 50 kg, avanço de 1,35% em relação à da semana anterior.
Vale ressaltar que a atual safra 2021/22, marcada por uma severa estiagem e pela ocorrência de geadas em algumas localidades, pode terminar mais cedo que o normal, alongando o período de entressafra, o que, provavelmente, pode manter fortalecidos os valores nos próximos meses.

Fonte: Cepea-Esalq/USP

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário