sábado, 09 de novembro de 2024

Agronegócio

Conab melhora método de estimativas de grãos e prapara dados sobre pecuária

colheita
Tags: agronegócio, grãos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza a abertura da Safra 2020/21 de Grãos nesta sexta-feira (16), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, anunciando novidades em seus levantamentos. A metodologia que resulta nas estimativas de grãos passa a ter novas frentes de coletas de dados e também aprimoramento nas análises estatísticas. Os técnicos também registrarão as informações de campo diretamente em tablets, com envio simultâneo para as bases da companhia.

Outra novidade são os trabalhos para a estimativa também de produtos da pecuária. Os setores de bovinos, frangos, suínos, caprinos, ovinos, lácteo e de ovos também contarão com estimativas da Conab em breve.

A Companhia está inovando ainda no levantamento de preços de produtos agropecuários e insumos, que passam a contar com informações de notas fiscais eletrônicas, obtidas junto à Receita Federal. A metodologia de tratamento e análise dos dados já está em desenvolvimento.

“A produção agropecuária brasileira abastece nossa população e gera excedente que contribui para a segurança alimentar de muitos países. É preciso oferecer a todo o setor informações precisas e, neste sentido, temos investido sistematicamente no aprimoramento dos nossos números e análises”, explica o presidente da Conab, Guilherme Soria Bastos Filho.

Este é o primeiro de cinco eventos programados, um em cada macrorregião do País. Na segunda-feira, será em Belo Horizonte. Até o início de novembro, ocorrerá também em Recife/PE, Belém/PA, Teresina/PI e Porto Alegre/RS.

Mais informação – Na temporada 2019/20, a Companhia inaugurou uma versão própria de crop tour e o aplicou para a soja. Foram coletadas mais de 1 mil amostras, na fase de enchimento do grão, e essas informações foram incorporadas aos ajustes da produtividade. Agora, essa forma de levantamento será realizada para o milho segunda safra e café, com todos os registros sendo feitos diretamente no sistema desenvolvido pela Conab e entregue em tablets aos seus 80 profissionais de campo.

Além disso, estão previstos os mapeamentos com imagens de satélite para a soja cultivada em 2020, para o milho segunda safra a ser plantado no ano que vem e para as áreas de pastagens em 2022.

Para que os setores possam aproveitar os dados da Conab com mais agilidade, a partir de 3 de novembro, serão divulgados informativos semanais focados no acompanhamento do plantio e colheita das culturas de soja, milho, arroz, feijão, trigo e algodão.

Fonte: Conab

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Cooperativas paranaenses se destacam em ranking nacional de empresas
Podcast 213 - Paraná tem 41 empresas entre 500 maiores do Brasil
06/11/2024

Cooperativismo é o setor que mais se destaca no cenário de negócios do Paraná. Exportação de ovos do estado cresce e apresenta melhor resultado em 27 anos. Acompanhe as notícias do agronegócio no podcast “Conexão Agro”

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário