sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias

Conectividade para uma agricultura mais sustentável

Tags: agricultura, conectividade, desperdício, sustentável

Em março temos datas muito importantes, tanto para o Brasil, quanto para o planeta. Nos dias 16 e 20 do mês celebra-se o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas e o Dia Mundial da Agricultura, respectivamente. Tendo em vista essas datas, a Associação ConectarAGRO coloca em debate a pergunta: como a adoção da conectividade em áreas rurais pode otimizar a produção?

A adoção de conectividade amplia o poder da tecnologia, que é essencial para a incorporação de práticas sustentáveis no campo, mitigando, assim, os efeitos que são os causadores de mudanças climáticas no Brasil e no mundo.

O desenvolvimento da agricultura digital proporciona diversos benefícios para o mercado agrícola brasileiro, que ganha maior agilidade e assertividade na tomada de decisão, aumento na produção, otimização no uso de insumos e melhor monitoramento da fazenda. Consequentemente, temos menor perda de recursos e produtos. Isso porque o produtor tem condições de gerir a safra a partir de dados agronômicos seguros sobre a lavoura, utilizando as informações disponíveis.

Com o uso da agricultura digital, uma grande quantidade de dados e informações é processada, consolidada e analisada. A partir deles, é possível gerar recomendações mais precisas ao produtor, como, por exemplo, a indicação da melhor época de plantio, a fertilização adequada, a performance de cada talhão, a quantidade de sementes a ser semeada, de defensivos a ser aplicada, entre outras. Tudo isso promove a redução de desperdício e melhor aproveitamento de recursos, transformando o agronegócio em uma prática muito mais sustentável.

A agricultura de precisão permite a regulagem automática dos equipamentos para distribuição de fertilizantes e defensivos agrícolas na quantidade adequada em cada pequena área da propriedade.

A ConectarAGRO é uma Associação que, por meio de uma visão comum e colaboração entre empresas de diversos setores, visa contribuir para consolidar e expandir o acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas brasileiras, dando direção e segurança para que os agricultores possam adotar tecnologias onde a conectividade é necessária. Além dessa otimização de recursos, ela torna justa, ainda, a competitividade entre pequenos e grandes produtores.

De acordos com estudos da Associação realizados no Mato Grosso e no Paraná, com a adoção de conectividade na produção rural é possível obter uma redução de até 5% no uso de combustíveis no ano. Significando assim, uma menor emissão de gases causadores do efeito estufa. E essa redução vem acompanhada de um ganho de 2% em produtividade.

“A conectividade em áreas rurais é de extrema importância para otimizar produções e transformá-las em mais sustentáveis. Além da melhor gestão da propriedade é possível observar uma maior produtividade com menor impacto ambiental. Até agora, a união das empresas que integram a ConectarAGRO auxiliou na promoção da conectividade, via banda larga 4G, 700 MHz, para mais de 12 milhões de hectares nestas áreas, o que é um grande passo para adoção da Agricultura Digital no país”, afirma Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO.

Sobre a Associação ConectarAGRO
A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a adoção de uma tecnologia aberta, acessível e simples: 4G, com frequência de 700 MHz. Criada por conta do problema comum de falta de conectividade no campo, enfrentado pelo agronegócio, a iniciativa já contribuiu para levar internet para mais de 7 milhões de hectares. A Associação ConectarAGRO conta atualmente com 44 empresas associadas. Para mais informações, incluindo novos associados, acesse o site.

Para fazer download de imagens relacionadas à ConectarAGRO, clique aqui.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário