terça-feira, 22 de abril de 2025

Cooperativismo

Cooperados da Frísia têm, em média, 12% a mais de Reserva Legal nas propriedades

Mata ciliar
Tags: código florestal, cooperads, Frisia, reserva legal

A conciliação entre produção agropecuária e preservação ambiental é simbolizada pelos cooperados da Frísia. Responsável pela produção de grãos, proteína animal e leite, os produtores da cooperativa possuem de 10% a 12% a mais de Reserva Legal que a legislação brasileira exige.

O Código Florestal do Brasil define a Reserva Legal para a região dos Campos Gerais do Paraná, no mínimo, 20% da área, tendo os cooperados da Frísia mais de 30%. “Dos mais de 900 cooperados, em média, dentro das suas propriedades rurais, há um excedente de 10% a 12% de reservas naturais. Isso mostra a conscientização ambiental do cooperado”, afirma o coordenador ambiental da Frísia, Francis Bavoso.

Esse dado foi verificado depois que a cooperativa solicitou ao produtor o seu Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Há uns cinco anos, começamos a solicitar que todo o cooperado da Frísia nos enviasse o CAR. Verificamos os documentos e chegamos nesse resultado. A Frísia, se não é a única, é uma das poucas cooperativas que tem quase 100% dos CARs dos cooperados”, conta Bavoso.

Sustentabilidade

A família do cooperado João Guilherme Brenner tem uma propriedade no município de Imbituva (PR) há mais de 140 anos. Mais de 50% dos 360 hectares são reserva legal e área de preservação permanente. “Temos uma área de mata de pinheiro, que a minha família preservou, além de áreas de fundo de vale e de banhado”.

Mesmo preservando essa área, não há queda de desempenho nos grãos, forrageira e no rebanho de gado leiteiro. Pelo contrário, Brenner destaca que a produtividade da sua área é “superboa”.

“Fazemos um sistema intensivo de produção de leite, em que todo o dejeto é destinado às áreas agrícolas. Temos separador dos sólidos e dos líquidos, o que ambientalmente é mais amigável”, explica.

“Há uma grande preocupação da Frísia em apoiar os cooperados para que possamos ter a maior produtividade possível nas áreas. A questão dos dejetos é tratada com bastante seriedade, faz as análises dos trechos. É um trabalho que começou há uns quatro anos e está sendo aprimorado. A cooperativa tem toda uma preocupação com o ESG, e os cooperados têm que ser ESG também”, reforça Brenner.

ESG, pode ser traduzido como environmental, social and corporate governance (governança ambiental, social e corporativa) , visa criar critérios e ações para soluções dos desafios que envolvem essas áreas.

Mudas nativas

A Frísia tem parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), órgão estadual que protege e recupera o patrimônio ambiental paranaense. Assim, são solicitadas mudas nativas, buscando  maior diversidade de plantas nas propriedades. Segundo o coordenador Francis Bavoso, há frequentes solicitações pelos produtores por mudas nativas para enriquecer sua reserva legal ou recuperar alguma área.

Fundada em 1925, a Frísia tem 971 cooperados presentes nos Estados do Paraná e no Tocantins, que produziram no último ano 290,6 milhões de litros de leite, 895 mil toneladas de grãos, 89 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2021 produziu mais de 290 milhões de litros de leite, 895 mil toneladas de grãos, 89 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 971 cooperados e 1.176 colaboradores.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário