quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Carnes

Cooperativa de carnes nobres conquista mercado e cresce 18% em 2018

O mercado de carnes especiais conquista consumidores, apesar da crise, impulsionou o faturamento de uma cooperativa de Londrina, que cresceu 18% em 2018 em relação ao ano passado.

A Cooperativa dos Produtores de Carne (Copcarnes), proprietária da marca Quality Carnes Nobres conta com 36 associados e atende o norte do Paraná.

Os números indicam que carnes com cortes diferenciados, com melhor marmoreio e sabor, estão conquistando o paladar dos brasileiros.

Diferentemente dos frigoríficos, a Copcarnes tem controle absoluto de todo o processo. “Nós prezamos pela segurança alimentar”, diz o presidente da Cooperativa, o veterinário e criador Toni Garcia. “Temos controle do processo de produção que ocorre nas propriedades, na industria que realiza o abate, no transporte até que o produto chegue na mesa do consumidor. Isso dá segurança a todos que fazem parte desta cadeia”, explica Garcia.

Para se diferenciar no mercado, a cooperativa trabalha com animais produzidos a partir de cruzamentos com raças britânicas como a Angus e Hereford que atingem níveis ótimos de cobertura de gordura e marmoreio. Outro fator que impacta no produto final é a precocidade. “Enquanto no mercado tradicional o abate é realizado em média de 36 a 48 meses, com a tecnologia que usamos, a Copcarne faz o abate com até 24 meses. Produzimos carne saudável, com maciez e sabor diferenciados. E é isso que o mercado de carnes nobres, o segmento gourmet, está procurando”, explica o assessor técnico da Copcarnes, Geraldo Moreli.

O criador também se beneficia, pois não vende o animal em si, mas sim a carne, o que lhe garante um faturamento que chega a 8% maior na comercialização. “Mas não é só isso, no sistema que usamos, o rendimento da carcaça, que no mercado normal é de 52-53%, no nosso chega a 55-57%. Como os animais são precoces, produzimos mais em menos tempo”, explica Moreli.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário