quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Cooperativismo

Cooperativa tem o seu melhor primeiro semestre em faturamento da história

A Capal apresentou um desempenho financeiro acima do esperado, mesmo com a pandemia da Covid-19 e toda a mudança em relação ao distanciamento social e cuidados redobrados para preservação da saúde. No período, houve crescimento de 40% no faturamento em comparação ao primeiro semestre de 2019.

Acima da expectativa – De acordo com o presidente-executivo da Capal, Adilson Fuga, o aumento está bem acima do que se tinha planejado. “Nós tivemos um desempenho fantástico. A cooperativa conseguiu ultrapassar todas as metas definidas para o primeiro semestre. Ultrapassamos a marca de 40% de crescimento em termos de faturamento, tendo o melhor primeiro semestre da história da cooperativa”, destacou.

Medidas – Em cerca de quatro dos seis primeiros meses do ano, a pandemia da Covid-19 protagonizou as ações mundiais voltadas à saúde, emprego, renda e convívio das pessoas. A direção da Capal tomou uma série de medidas para evitar a propagação da doença nas unidades, propriedades dos associados e comunidades onde está inserida, que vão desde etiquetas de cuidados com a saúde, fornecimento de insumos hospitalares, ações contra aglomerações e até diversas doações a entidades públicas e privadas para combater a doença.

Valorização – Esse período em que a pandemia assola o mundo fez com que alguns produtos do agronegócio tivessem uma valorização, o que favoreceu a comercialização em segmentos onde os associados da Capal investem, como grãos. Essas commodities apresentaram alta nos preços, o que auxiliou a cooperativa a aumentar o seu faturamento. “Preços de soja e milho estão muito acima do que a gente esperava para esse período. Isso tudo tem contribuído para o desempenho da cooperativa”, completa Fuga.

Planejamento aplicado – “Nenhum projeto foi interrompido, mesmo com a pandemia. Tudo o que a gente vinha planejando está sendo cumprido, toda a estruturação da cooperativa está sendo feita”, reforçou Fuga. Um item importante do planejamento é o investimento na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), em Wenceslau Braz (PR), adquirida ano passado pela cooperativa.

Trabalho idealizado – O presidente-executivo conta que todo o trabalho idealizado está sendo desenvolvido, com o preparo de áreas para a produção de sementes para, inclusive, a operação total da capacidade da UBS, que pode chegar a 600 mil sacas (de 40 kg) por ano, nas safras de verão e inverno.

Indústria cafeeira – Outro segmento em que a cooperativa investiu, também em 2019, foi a aquisição de uma indústria cafeeira com sede em Pinhalão também no Paraná. “Na cafeeira foi um pouco diferente, pois estávamos planejando uma assembleia de incorporação do empreendimento, mas, com a Covid-19, não foi possível sua realização, e a incorporação não aconteceu. Isso será feito em um segundo momento. Mas os trabalhos estão acontecendo dentro da normalidade, com a comercialização do café sendo realizada pela cooperativa”.

Segundo semestre – Para o segundo semestre de 2020, o presidente-executivo está com uma expectativa positiva, com os preços das commodities continuando em bons patamares.

Relatório semestral Capal – Para apresentar os números do primeiro semestre de maneira mais detalhada, a Capal convida seus associados para a reunião semestral, que será online. Alternativa reforça a transparência da Capal na prestação de contas. Neste momento, além da apresentação do Relatório Semestral, os diretores poderão esclarecer dúvidas e comentar sobre os acontecimentos do primeiro semestre. Será nesta segunda-feira (10/08), às 19h, pelo canal da cooperativa no canal Youtube. Acesse Youtube.com, pesquise Cooperativa Capal (Imprensa Capal)

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário