quarta-feira, 19 de junho de 2024

Notícias

Curso de seguro rural tem novas turmas abertas

Tags: agricultura familiar, agronegócio, Cooperativismo, crédito

O Sistema Faep/Senar-PR abriu novas turmas do curso “Seguro agrícola para grãos” no primeiro semestre de 2023. A iniciativa gratuita tem como objetivo capacitar a classe produtora a utilizar corretamente as ferramentas de gestão de risco. A formação é destinada aos produtores rurais, colaboradores de sindicatos rurais e profissionais que atuem na prestação de serviços para o setor agropecuário do Paraná. As quatro novas turmas, com 50 vagas cada uma, serão realizadas nos dias 11 e 13 de abril; 16 a 18 de maio; 13 a 15 de junho e 11 a 13 de julho.

As aulas são realizadas de forma remota, porém simultânea, por meio do aplicativo Zoom. A estratégia permite que os alunos assistam às aulas em tempo real sem precisar se deslocar até Curitiba. A carga horária é de 6 horas.

Dentre os conteúdos abordados estão o funcionamento dos programas de subvenção ao prêmio do seguro rural, tanto federal quanto estadual, Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), tipos de cobertura, pontos de atenção na hora de contratar o seguro e de informar o sinistro e outros temas relevantes envolvendo as ferramentas disponíveis para gestão de risco.

Segundo Ana Paula Kowalski, técnica do Departamento Técnico Econômico (DTE) do Sistema Faep/Senar-PR e tutora do curso, mesmo o Paraná sendo um dos Estados que historicamente mais contrata seguro rural, ainda existem dúvidas dos produtores em relação às normas das apólices, riscos cobertos, cumprimento de Zarc, entre outros temas. “Todos os anos nós atualizamos o material do curso para incluir os dados consolidados do ano anterior e alguma eventual mudança que o Plano Agrícola e Pecuário [PAP] que o governo federal possa ter trazido”, afirma.

Desde que passou a ser oferecido em 2020, o curso “Seguro agrícola para grãos” já teve 40 turmas, que resultaram na capacitação de 1.130 participantes, dentre os quais 30% atuam em assistência técnica, 25% em cooperativas de crédito e 12% diretamente na produção rural.

Serviço

Curso: “Seguro agrícola para grãos”

– 1º turma: 11 a 13 de abril
– 2ª turma: 16 a 18 de maio
– 3ª turma: 13 a 15 de junho
– 4ª turma: 11 a 13 de julho

Vagas: 50 por turma

Link para inscrição: www.sistemafaep.org.br/curso-seguro-agricola

Fonte: Sistema Faep/Senar-PR

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário