Ao longo de sua história de mais de 60 anos, o Moinho Globo – empresa localizada em Sertanópolis, que produz farinha de trigo e derivados sob as marcas Globo e Famiglia Venturelli – sempre procurou atender as solicitações de visitas da comunidade, em especial de grupos de escolas, interessados em conhecer seu processo de produção. Com a inauguração da nova e moderna planta industrial, em 2017, as visitas foram então intensificadas mas, durante a pandemia, ficaram suspensas.
Em setembro, no entanto, a visitação foi retomada, com uma concorrida programação. Neste último mês, o Moinho abriu suas portas para alunos de cursos técnicos do Colégio Vicente Rijo, de Londrina, e para estudantes do ensino médio do Colégio Castelo Branco, de Primeiro de Maio.
Atualmente são cerca de 10 solicitações de escolas para visitas. O cronograma elaborado vai atender todas no período de setembro a dezembro mas, a partir do ano que vem, a ideia é receber uma escola por mês.
Na análise da gerente de Marketing, Mariana Venturelli, além do aspecto didático dos tours pela indústria – nos quais os estudantes podem conhecer todo o processo que transforma os grãos do trigo em alimento – as visitas também inspiram esses alunos, mostrando o quanto a produção é interessante, e evidenciam ainda as boas práticas que o Moinho adota.
A duração média é de três horas, conforme idade do público e objetivo da visita, e sempre começa pelo Museu do Moinho Globo, passa pela área de recebimento de trigo, indústria e escritório administrativo e termina com um saboroso café feito com os produtos da empresa. “A avaliação sempre é muito boa e os grupos ficam encantados com tantas descobertas”, afirma a gerente de Marketing.
De acordo com as normas de segurança, o acesso à área produtiva da indústria é permitido para crianças com idades a partir de 7 anos. Ainda assim, as menores podem fazem um tour pelas outras áreas.
A programação de outubro de visitação no Moinho Globo inclui as seguintes visitas:
Dia 07 – Escola Jean Piaget, de Sertanópolis, com 41 crianças de idades entre 8 e 9 anos;
Dia 14 – Escola: Luiz Deliberador, de Sertanópolis, com 52 crianças de idades entre 4 e 5 anos
Dia 27 – Curso Técnico de Administração, de Rancho Alegre, com 40 estudantes