quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Animais

Devon estreia com “pista pesada” e atinge objetivos na Expoingá

A estreia do gado Devon dentro de uma edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) reuniu animais do mais alto padrão genético e atingiu os objetivos dos realizadores da mostra. A análise é dos diretores da Associação Brasileira de Criadores da raça (ABCD) e do juiz responsável por avaliar o rebanho.
Elizabeth Obino Cirne-Lima, presidente da ABCD, diz que o sentimento é “dever cumprido”. “Conversamos com criadores de outras raças. Mostramos o potencial do Devon”, destaca. O vice-presidente, Gilson Barreto Hoffmann, espera retornar em 2019, com mais animais. “Plantamos uma semente. Vamos cuidar para que ela germine e cresça, com vigor”, ressalta.
O diretor-técnico da ABCD e juiz da prova, o médico-veterinário Lucas Teixeira Hax, comenta que muitos dos animais expostos na Expoingá estão em fase de preparação para participar do principal evento da raça, a 40ª Exposição Internacional (Expointer), a ser realizada de 26 de agosto a três de setembro, no Parque Estadual Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul (RS). “São exemplares de ponta. Reprodutores e ventres, capazes de serem e de gerarem campeões”, declara.
No ‘coração’
Para a pecuarista Maria Helena Della Giustina Baldisserotto, a 46ª Expoingá vai ficar “gravada” no coração dela “para sempre”. Duas fêmeas de propriedade dela, DG Volta 54 e DG Volta 52, sagram-se campeã e reservada campeã, respectivamente, da mostra. Foram os primeiros títulos em Exposições, desde que ela começou a criar Devon, há três anos.
Professora universitária, da área de Geografia, especializada em Desenvolvimento Urbano Regional, Maria Helena conta ter recibo a Fazenda da Volta de herança do pai. “São mais de três décadas dedicadas à pecuária”, recorda. Nesses trinta anos, afirma ter feito muita “experiência”, com cruzamento industrial, no rebanho de gado de corte.
A escolha do Devon, para julgamentos, foi em função de existir um núcleo de criadores próximo a Muitos Capões (RS), município onde está localizada a propriedade rural. “A Associação ajuda, orienta, sem falar no companheirismo e os laços de amizade que estabelecemos ao participar da entidade”, comenta.
Touros
Entre os machos, o campeão da mostra foi São Valentin Topázio, da Fazenda São Valentin, localizada no município de Nova Prata (RS), de propriedade do pecuarista Reinoldes Antônio Cherubini, presidente de Honra da ABCD. O reservado campeão foi Bacharel SA 609 de Santa Alice, da Fazenda Palmira, de Serra Azul, interior do Estado de São Paulo, de propriedade de Eduardo Prada.
Rusticidade
A Devon é considerada a mais rústica entre as raças britânicas. Entre as principais características estão a facilidade de adaptação a diversos ambientes; alto grau de marmoreio e maciez, que confere à carne espaço na disputa por mercados gourmet; precocidade; e habilidade materna. O rebanho brasileiro é estimado em 200 mil cabeças, das quais 150 mil estão localizadas no Rio Grande do Sul; 20 mil são de animais puros de origem (PO).

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário