terça-feira, 08 de julho de 2025

Clima Tempo

Dezembro/2022 apresentou irregularidade na anomalia da precipitação no Paraná

Tags: agricultura familiar, agroindustria, agronegócio, clima

Especialmente entre a região central, o leste (RMC e litoral) e o norte paranaense, choveu acima das médias históricas. Já na maior parte do noroeste, oeste e no sudoeste houve déficit de chuva, ou seja, anomalias negativas de precipitação.

Tivemos vários sistemas frontais que avançaram pela altura do Sul do Brasil e que proporcionaram ocorrência de chuvas no Estado, além de várias situações típicas de verão, com chuvas rápidas e localizadas durante as tardes.

Em Guarapuava, por exemplo, choveu 319,2 mm ao longo do mês (97,8 mm apenas no dia 27/12). Em Santa Helena, no oeste paranaense, foram apenas 25,2 mm (déficit de 103 mm em relação ao histórico).

As temperaturas médias ficaram ligeiramente abaixo das médias climatológicas ao longo do mês em praticamente todo o Paraná.

Analisando a anomalia de temperatura máxima, nota-se que os valores ficaram negativos (mais frio que as médias) entre o leste e o norte, e positivos (mais quente) especialmente no oeste do Estado. Menor temperatura do mês ocorreu em General Carneiro, com 6,7°C (29/12). Temperatura mais alta foi registrada em Loanda: 38,2°C no dia 27/12.

Fonte: Simepar

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

biológicos carrapatos ectoparasitas conexão agro
Podcast 229 - Alternativas ecológicas no controle do carrapato garantem bem-estar animal e segurança ao consumidor
27/06/2025

Uso de biológicos no controle de carrapatos vem trazendo bons resultados à pecuária paranaense. Confira reportagem no podcast Conexão Agro.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário