quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agroecologia

Dia de campo mostra como produzir tomates orgânicos

Com a expectativa de aumentar o número de produtores de tomate orgânico no Norte e Norte Pioneiro do Paraná, a Emater realizou o 1º Dia de Campo de Tomate Orgânico.
O evento aconteceu no Sítio São José, em Nova Fátima, unidade de referência na região, e reuniu mais de 200 participantes das regionais de Cornélio Procópio, Londrina e Santo Antônio da Platina.
“O dia de campo é um trabalho da Emater para divulgar os projetos. Em Nova Fátima mostramos para produtores, técnicos e empresas do ramo, a viabilidade da produção orgânica”, destacou a gerente regional da Emater, Eliani Aparecida Marson.
Para o engenheiro agrônomo da Emater, Felipe Spagnuolo, a proposta é ampliar o número de produtores orgânicos na região. “Atualmente, na região, a Emater atende mais de 50 produtores orgânicos certificados e outros 35 em processo de certificação. A meta para o final de 2019 é termos 100 produtores certificados. O Dia de Campo ajuda a fomentar esse processo”, ressaltou Spagnuolo.
Os produtores Leonina Messias dos Santos e o José Marcelino dos Santos participaram do evento.
O casal estava desanimado com o trabalho no campo e chegou a pensar em vender a propriedade. Depois que se tornou produtor de orgânicos, já começou a quitar as dívidas e decidiu permanecer no campo.
“Nós tivemos prejuízo com café, pepino e tomate no manejo convencional. Graças a Deus encontramos o caminho certo no orgânico. Já estamos com as contas em dia, as estufas produzindo tomates de qualidade e com comparador fixo para os produtos”, conta Leonina.
O filho dos produtores, Adriano José dos Santos, contou aos participantes as dificuldades enfrentadas pela família, antes de obter a certificação.
Além das vantagens financeiras do orgânico, a família encontrou outras motivações para iniciar a produção.
“Antes eu usava muito veneno e ficava com medo de entrar na estufa depois que passava a calda. Hoje, entro tranquilo. Passo apenas uma água para tirar a poeira e levo tomate para a nossa mesa sem medo. Outro incentivo foi o preço, já que no convencional eu cheguei a vender a caixa a R$ 15,00. Os meus tomates tem comprador certo e vendo na média de R$ 97,00 a caixa”, explicou Adriano.
O dia de campo contou com apoio do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios da Universidade do Norte Pioneiro (Neat – Uenp, Campus Luiz Meneghel)

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário