quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agroecologia

Emater lança selo de qualidade regional para orgânicos em Maringá

A Emater fez nesta terça-feira (14) o lançamento do Selo Qualidade Regional, que identificará produtos oriundos da agricultura familiar que atendam critérios como  bom visual, embalagem segura, e produção dentro das técnicas de manejo seguidas de boas práticas nos quesitos adubação e combate a pragas e doenças.

O lançamento foi feito durante o Encontro de Agroecologia, realizado em parceria com a Sociedade Rural de Maringá (SRM) durante a Expoingá 2019.

O presidente do Instituto Emater, Natalino Avance de Souza, explicou que este tipo de selagem é muito comum na Europa e Estados Unidos e serve como orientação ao consumidor para que tenha segurança do que está comprando e consumindo.

O Selo Qualidade Regional sai em duas versões. A primeira lançada é a verde, que está relacionada aos produtos vegetais ou de origem vegetal. Em breve a Emater vai lançar também um selo que ateste a origem e a qualidade de produtos de origem animal.

A engenheira de Alimentos da Emater Juliana Cristina Bittencourt dirigiu os estudos para fundamentar a criação dos selos de qualidade e diz que se espantou ao saber que mesmo usando somente 27% das terras agricultáveis, a agricultura familiar é responsável pela produção da maior parte dos alimentos consumidos no País. E mais, apesar da grande produção regional, 70% das hortaliças encontradas no mercado local vêm de outros Estados.

Para a presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia de Araújo, “o selo é um enorme avanço, que vai valorizar a produção das pequenas propriedades, onde o produtor dedica-se pessoalmente ao cuidado de suas plantas”.

Campeão da certificação

O técnico agrícola Nilson Barnabé Ferreira  destacou o crescimento da produção e comercialização de produtos oriundos da agroecologia, afirmando  que isto é resultado da parceria da Emater com várias instituições que estão facilitando e agilizando as certificações.  O Paraná já é o Estado brasileiro com maior número de produtores orgânicos certificados.

Segundo Barnabé, ainda há muito espaço para a produção orgânica e o produtor vai ter a assistência necessária porque a Emater está aumentando o número de técnicos, tanto no grupo hortícolas quanto da produção de leite orgânico, o chamado leite verde.

“Cabe ao produtor, tanto de orgânicos quanto da agricultura familiar tradicional, também cuidar da organização do negócio”, diz Barnabé. “Será necessária a criação de cooperativas e outras entidades para agregar os produtores, tratar da comercialização e criar estratégias para que os produtos passem a ser comercializados também nos supermercados”.

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário