sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Agronegócio

Embrapa apresenta proposta para o novo ZARC Uva no Paraná

Lideranças setoriais e técnicos do Paraná conhecerão e validarão hoje, (dia 5), a nova proposta para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva Subtropical. O evento acontece durante a manhã, no Auditório da Prefeitura em Marialva (PR), no norte do estado.
Esta será a quarta reunião para a apresentação do novo ZARC Uva. Ele já foi validado para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, durante encontro ocorrido em Bento Gonçalves, e para as regiões de clima tropical e subtropical do estado de São Paulo, em Jales e Campinas, respectivamente. Agora a proposta é validar o zoneamento para o estado do Paraná.
Segundo o coordenador do ZARC Uva, Marco Antônio Fonseca Conceição, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, as primeiras portarias do Zarc Uva, publicadas para a safra 2005/2006, abrangiam os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e Pernambuco, com critérios específicos para cada estado. Já a versão que está sendo validada propõe a unificação dos critérios apresentados. “Utilizamos uma metodologia que levou em consideração as características do clima, do solo e da cultura da uva, buscando quantificar os riscos climáticos, como geada e seca, que podem ocasionar perdas na produção, padronizando assim, os índices climáticos para as diferentes regiões vitícolas brasileiras”, explica Conceição.
O ZARC é adotado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), como um instrumento de política pública orientador do Proagro e Proagro Mais, destinado a médios e pequenos produtores, inclusive os vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Após a validação da proposição elaborada pela Embrapa, o Ministério fará a publicação oficial em Portaria no Diário Oficial da União.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário