domingo, 16 de junho de 2024

Destaques

Embrapa e IDR-PR percorrem Paraná no Giro Técnico da Soja

Tags: embrapa e idr-PR, giro técnico, municípios, soja

A partir do dia 5 dezembro, as equipes técnicas da Embrapa Soja e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) seguem com a programação do Giro Técnico da Soja – Safra 2022/2023, eventos que tiveram início em 16 de novembro e seguem até 15 de dezembro, em 17 cidades do Paraná. Em 2022, o Giro Técnico da Soja foi estendido também para o município de Ouro Verde, região oeste de Santa Catarina, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O objetivo do Giro Técnico da Soja é debater os resultados da adoção de boas práticas agrícolas, junto à assistência técnica, lideranças locais e produtores de cada região produtora. Os agricultores e técnicos interessados em participar dos eventos podem obter mais informação nos escritórios do IDR-Paraná e Epagri. “A primeira semana do Giro Técnico foi concluída com participação aproximada de 250 produtores e técnicos em quatro municípios do Paraná. Avaliamos positivamente o número de participantes e as discussões realizadas”, afirma o pesquisador André Prando, da Embrapa Soja. “Esperamos que os próximos eventos também sejam produtivos para o público e também para compreendermos as demandas e os desafios que impactam que está no dia a dia do campo”, diz Prando.

Para Edivan Possamai, coordenador do Programa Grãos do IDR-Paraná, o Giro Técnico é uma oportunidade de aproximar os agricultores e técnicos das diferentes regiões com as ações de pesquisa e com os especialistas, debatendo sobre os principais problemas encontrados e inovações no processo produtivo. Entre as temáticas a serem debatidas estão: Manejo integrado de Pragas (MIP); Manejo integrado de Solos (MID), Tecnologia de aplicação de defensivos, Coinoculação em soja também o Manejo de Solos. A proposta prevê a promoção de práticas sustentáveis em uma rede que busca integrar os produtores e difundir tecnologias, por meio de apresentação de resultados obtidos em Unidades de Referência, (URs), instaladas em áreas de agricultores.

Histórico do Giro Técnico da Soja – O formato de evento entre Embrapa e IDR-Paraná ocorre desde 2013 e busca mostrar os benefícios do manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas e a aplicação de defensivos no melhor momento, trazendo economia e ganhos ambientais. Os eventos são uma oportunidade de aproximar a pesquisa, extensão e produtores, discutindo os principais temas ligado à produção de soja no Paraná com base em tecnologias pesquisadas e validadas.

Confira a programação

Data Horário Município
05/dezembro (segunda-feira) 9:00 Campo Mourão
06/dezembro (terça-feira) 08:30 Assis Chateaubriand
06/dezembro (terça-feira) 14:00 Catanduvas
07/dezembro (quarta-feira) 08:30 Dois Vizinhos
07/dezembro (quarta-feira) 14:00 Marmeleiro
08/dezembro (quinta-feira) 08:30 Ouro Verde
08/dezembro (quinta-feira) 14:00 Chopinzinho
09/dezembro (sexta-feira) 08:30 Quedas do Iguaçu
12/dezembro (segunda-feira) 14:00 Jardim Alegre
13/dezembro (terça-feira) 08:30 Candoi
13/dezembro (terça-feira) 14:00 Rio Azul
14/dezembro (quarta-feira) 08:30 Cruz Machado
15/dezembro (quinta-feira) 08:30 Ponta Grossa

 

Fonte: Embrapa

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário