segunda-feira, 28 de abril de 2025

Notícias

Embrapa e sistema Ocepar promovem seminário para alavancar sorgo no Paraná

Tags: cultura de inverno, segunda safra, sorgo

O Seminário “Potencial do Sorgo na segunda safra no Paraná”, promovido pela Embrapa, em parceria com o Sistema Ocepar, será realizado no dia 30 de novembro, das 8h10 às 17h, na Embrapa Soja, em Londrina (PR). No Paraná, a segunda safra, na sequência da soja, tem sido tradicionalmente semeada com o milho que ocupou, em 2022, 2,7 milhões de hectares. O objetivo do seminário é debater o potencial de expansão do sorgo como outra opção de cultura de segunda safra. As inscrições gratuitas são limitadas e podem ser feitas aqui: www.embrapa.br/seminario-sorgo

O sorgo é semeado quase que integralmente na segunda safra, pois apresenta resistência à escassez de chuva e tolera temperaturas mais altas. O cereal apresenta ainda menor custo de produção – se comparado ao milho – entre 20% e 30% a menos. “Além do custo menor de produção, é mais resistente à estiagem e não sofre com ataque da cigarrinha-do-milho, que tem causado danos econômicos e aumentado o custo de produção no Paraná”, explica a pesquisadora da Embrapa Soja Divania de Lima, coordenadora do seminário.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 2,85 milhões de toneladas de sorgo na safra 2021/22 (36,9% a mais que no período anterior), em uma área de 1,03 milhão de hectares (incremento de 19,4%). A produtividade está em 2.763 quilos por hectare, com variação positiva de 14,6% em relação à safra 2020/2021. A produção brasileira de sorgo está concentrada no Centro-Oeste (545 mil hectares) e no Sudeste (246 mil hectares). No Paraná, o sorgo foi cultivado em cerca de 15 mil hectares, na safra 2021/22.

Programação
8h10 – Abertura
8h25 – Situação atual e perspectivas de expansão da cultura do sorgo no Paraná (Leonardo Silvestrin Szymcazak – OCEPAR)
8h40 – Experiência de cultivo de sorgo: relato de produtor (Osmar Ribeiro Obici – Produtor de Centenário do Sul)
8h50 – Aspectos fitotécnicos da cultura do sorgo (Cicero Beserra de Menezes, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo)
9h50 – Intervalo para café
10h10 – Adubação de Sorgo para altas produtividades (Álvaro Vilela Resende, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo)
11h – Perguntas e questionamentos sobre os temas abordados
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Manejo de plantas daninhas na cultura do Sorgo (Alexandre Ferreira da Silva, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo)
14h – Estratégias de manejo para doenças na cultura do Sorgo (Dagma Dionísia da Silva, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo)
14h50 – Intervalo para café
15h10 – Principais pragas da cultura do Sorgo e estratégias de Manejo (Simone Mendes Martins, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo)
16h – Perguntas e questionamentos sobre os temas abordados
17h – Encerramento

Serviço
Data: 30 de novembro (quarta-feira)
Horário: 8h10 às 17h
Local: Embrapa Soja: Rodovia Carlos João Strass, s/nº Acesso Orlando Amaral, Distrito de Warta, Londrina (PR)
Inscrições: www.embrapa.br/seminario-sorgo
Vagas Limitadaseconômico”, observou Balestrim.

 

Fonte: Embrapa

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário