sexta-feira, 14 de junho de 2024

Hortifrutigranjeiros

Embrapa participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal

Tags: ciência, embrapa, inovação, tecnologia

A Embrapa Cerrados e a Embrapa Hortaliças (DF) são as duas unidades da Embrapa expositoras na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (SNCT/DF), com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o evento, iniciado hoje (28), segue até domingo (4), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, com entrada gratuita.

No estande, a Embrapa Cerrados apresenta insetos representativos do Bioma Cerrado, além de mudas de cultivares pequi sem espinho recém-lançadas e grãos de espécies forrageiras e de culturas agrícolas como soja e cevada. Os visitantes poderão obter material impresso sobre todas essas tecnologias.

Já a Embrapa Hortaliças selecionou algumas tecnologias que proporcionam sustentabilidade na produção de alimentos. Entre elas, a hidroponia, uma técnica de cultivo sem solo, no qual nutrientes e água são disponibilizados para as plantas por meio de uma solução nutritiva. Um sistema floating foi montado para demonstrar essa técnica, que garante a redução em até 90% do uso de água em comparação com o cultivo em solo e em campo aberto.

Outra tecnologia são os chips coloridos e mais nutritivos da cultivar de batata-doce de polpa roxa BRS Cotinga. Os participantes também vão conhecer as cultivares BRS Anembé e a BRS CIP-Nuti, lançadas recentemente pela Embrapa. Elas se destacam pelos tons de roxo e laranja, indicativos do alto teor de compostos bioativos benéficos para a saúde, como as antocianinas e o betacaroteno.

O público terá contato com sementes variadas de hortaliças e com os procedimentos realizados para verificar a qualidade. Como as sementes não são a única forma de gerar uma nova planta, será mostrada a técnica de propagação vegetativa in vitro, que permite a reprodução a partir de pequenos fragmentos de uma planta matriz.

Também estão disponíveis várias publicações que, de forma lúdica e informativa, abordam o incentivo ao consumo de hortaliças, orientam sobre como evitar o desperdício de alimentos, e estimulam a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Em todas essas publicações, o aprendizado é reforçado por meio de jogos, como cruzadinha, caça-palavras, labirinto e desenhos para colorir. Todo o conteúdo está disponível também no Portal da Embrapa na internet.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada anualmente desde 2004, quando foi criada por decreto presidencial. Em 2020, outro decreto instituiu o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, a ser comemorado em outubro de cada ano. Neste ano, enquanto o evento no Distrito Federal é promovido nesta semana, as atividades no restante do Brasil foram realizadas entre 17 e 23 de outubro.

De acordo com o MCTI, o objetivo desta 19ª edição é refletir sobre a independência do País, que completa dois séculos em 2022, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento brasileiro desde então. Como nas edições anteriores, a SNCT é composta de eventos e atividades gratuitos e abertos à população, on-line e presenciais, promovidos pelo Ministério, unidades vinculadas, instituições de pesquisa e secretarias estaduais de educação e de ciência e tecnologia.

No Distrito Federal, além da participação da Embrapa, são expostos projetos inovadores do MCTI e de entidades vinculadas, Governo Federal, Forças Armadas, além de parceiros do evento. O evento ainda traz palestrantes para falar sobre temas relevantes na área de ciência e tecnologia.

Acesse a programação da 19ª SNCT/DF: https://semanact.mcti.gov.br/

 

Fonte: Embrapa

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário