Entidades de classes de Londrina (PR) aprovam e elogiam a indicação do empresário e engenheiro agrônomo George Hiraiwa para ocupar a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). Hiraiwa vai comandar a pasta no lugar de Norberto Ortigara, que deve concorrer a cargo público nas próximas eleições.
Faltando pouco mais de oito meses para encerrar o mandato da governadora Cida Borghetti, as entidades londrinenses acreditam que Hiraiwa poderá “plantar” algumas ações na área de tecnologia e inovação na agricultura, focando na produtividade e sustentabilidade.
Um dos idealizadores da SRP Valley – ecossistema de inovação que reúne a Sociedade Rural do Paraná e entidades como o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sebrae -, Hiraiwa ajudou também a criar o hackathon, evento que apoia projetos tecnológicos e startups do setor do agronegócio na ExpoLondrina.
“Não temos dúvida de que Hiraiwa vai dar uma grande contribuição para agropecuária e para o desenvolvimento tecnológico aplicado à produção agrícola. Ele já desenvolve várias ações e tem experiência nesta área, podendo acelerar a implantação de projetos na área tecnológica e buscando inovação para o campo”, disse o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão. Segundo ele, é importante para os londrinenses terem uma voz no governo do Estado. “Nossa intenção é que a sociedade civil de Londrina seja ouvida. Para nós é muito importante ter alguém daqui no governo”, concluiu.
Para o vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Luiz Fernando de Almeida Kalinowski, Hiraiwa transita em várias frentes e tem condições de deixar ações interessantes neste governo. “É um ousider, uma referência nesta área de tecnologia e inovação. Será uma voz bastante importante no governo que irá ajudar a consolidar as cadeias produtivas paranaenses”.
Também destacou a atuação do novo secretário o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Cláudio Tedeschi. “Nos últimos anos, Hiraiwa tem demonstrado a importância de se trabalhar com as agritechs. As staturps do agro são sucesso absoluto, tanto é que a Sociedade Rural do Paraná criou uma estrutura para acelerar essas empresas, que hoje já disputam mercado”, diz Tedeschi.
A proposta, diz o presidente da Acil, é que Hiraiwa replique esse modelo tecnológico e de inovação em algumas regiões do Estado, embora tenha um curto espaço de tempo para comandar a pasta. Segundo ele, o Paraná tem cerca de mil startups e pelo menos 400 delas estão na região de Londrina. “A gente vê com prestígio e alegria este reconhecimento por parte da governadora”, finaliza.
O gerente regional da Emater Londrina, Sérgio Carneiro, recebe com satisfação a indicação de George Hiraiwa. “É uma grata escolha por ser um londrinense, além de que é técnico, é engenheiro agrônomo, é da área, conhece o agronegócio e é muito bem articulado”, disse Carneiro, que também destacou o aspecto da inovação tecnológica. “Ele aposta em inovação e a agricultura de hoje precisa estar conectada a isso. Estamos otimista e satisfeito com a escolha e acreditamos que este é um momento importante para ele deixar uma boa semente plantada”, complementou Carneiro.
INOVAÇÃO
Para o novo secretário George Hiraiwa, além de ampliar a produtividade e dar mais eficiência à agropecuária, os projetos de inovação também despertam o interesse dos jovens a continuar trabalhando no campo. E o Paraná, diz ele, tem todas as condições de utilizar a tecnologia a favor da agricultura. “Muitos municípios, como Pato Branco, Jacarezinho e Toledo, já contam com parques tecnológicos desenvolvidos que podem contribuir com os nossos agricultores”, destaca.
Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), George Hiraiwa trabalhou em diversas áreas da agricultura. Como empresário, atua no setor de franquias e presidiu a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Também faz parte do Conselho de Administração do Sicoob.