A onça parda capturada em uma casa em Assaí foi solta ontem à tarde após ser tratada no Hospital Veterinário da UniFil. O macho adulto de aproximadamente dois anos passou por procedimentos clínicos para curar ferimentos no membro torácico e na pata traseira, além de verificação das condições de saúde assegurando a volta saudável ao habitat natural.
Veterinários do HV e profissionais do Instituto Água e Terra (IAT) levaram o animal até uma área adequada para sua sobrevivência, que não pode ser identificada para evitar a ação de caçadores ou outros tipos de riscos. Em poucos segundos a onça saiu da caixa de transporte e correu em direção à mata.
Apelidado de Wolverine pela equipe do HV da UniFil, o felino tinha ferimento anterior à captura na última sexta-feira (dia 22). “Médicos veterinários, com apoio de técnicos e estagiários, fizeram a limpeza e a sutura. Depois foram realizados exames de raio-x, coleta de sangue e outros procedimentos para garantir a recuperação do animal”, diz a coordenadora do Hospital Veterinário, professora Mariana Cosenza.
Ela destaca que mais uma vez o HV da UniFil consegue resultado positivo na acolhida e tratamento de uma onça, como já havia ocorrido no mês passado com um exemplar encontrado na área urbana de Arapongas. A médica veterinária alerta sobre a possibilidade de outros animais aparecerem nas cidades e como as pessoas devem agir. “É fundamental acionar imediatamente o IAT, a Força Verde ou outro órgão ambiental, além de não promover aglomeração para não estressar o bicho e evitar o perigo de ataque”, comenta.
O Hospital Veterinário da UniFil é o único no Norte do Paraná credenciado pelo IAT como Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). Participaram do atendimento a Wolverine os médicos veterinários Marcos Shiozawa, Daniele Martina e Mariana Cosenza, com apoio do enfermeiro veterinário Juscelino e técnica de raio-x Greice.