sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Congressos Feiras

Estruturação e integração são fundamentais para o desenvolvimento do mercado de carbono verde no país

Tags: Abag e B#, Congresso Brasileiro do Agronegócio, estruturação e regulamentação, mercado de carbono

 

Para o Brasil ter sucesso no mercado de carbono, é necessário, primeiramente, haver uma estruturação legal e uma regulamentação clara e transparente do setor, acompanhada do cumprimento da lei. A segunda premissa é integrar toda a cadeia do agronegócio: fornecedores, produtor rural, consumidores, investidores, indústria de processamento, sistemas de varejo e logística, institutos de pesquisa, universidade e entidades setoriais. A avaliação é do presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Marcello Brito, que será o anfitrião, juntamente com o CEO da B3 A Bolsa do Brasil, Gilson Finkelsztain, do 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que acontecerá no dia 2 de agosto e abordará o tema central Nosso Carbono é Verde.

Em sua ponderação, Brito reforçou o papel de todas as instâncias de governo nessa estruturação, da iniciativa privada para a movimentação do mercado, das cooperativas para o acesso das tecnologias pelos produtores de menor porte e das universidades para o desenvolvimento de ferramentas mais simples e diretas. “Nesse universo de ganha-ganha, o agronegócio brasileiro tem um mar de oportunidades para expandir seu comércio internacional e abrir novas frentes de negócio. Uma política bem estruturada permitirá ao país dar um novo salto em sua produção agroambiental”, ressaltou Brito, durante a live Carbono: O Novo Produto do Agro, promovida pela revista Globo Rural, no dia 2 de julho.

Segundo o presidente do Conselho Diretor da ABAG, o país já produz e é exportador de uma série de produtos carbono zero ou carbono positivo. Contudo, para avançar, é fundamental que a regulação do mercado interno esteja alinhada e integrada aos acordos internacionais, que devem ser estruturados e definidos durante a realização da COP26, em Glasgow, no Reino Unido. “Temos cerca de quatro meses para apresentar uma proposta assertiva na conferência, destacando a relevância para o país em temas como o carbono, os pagamentos por serviços ambientais e a conservação dos biomas naturais”, disse no evento online, que contou com a participação do presidente da Embrapa, Celso Moretti; que pontuou que o Brasil tem tecnologias importantes para mitigar a emissão de carbono, e do diretor de Sustentabilidade da Bayer, Eduardo Bastos, que estimou que é possível sequestrar 500 milhões de toneladas de carbono apenas no agronegócio.

Sobre a edição deste ano do Congresso, Brito ressaltou que o evento online vai discutir o tema do carbono no agronegócio e na área de energia. Ele recordou que existe um gap de conhecimento a respeito desse tema, portanto, a necessidade de se ampliar esse conteúdo. “Precisamos que o setor agroambiental saiba os princípios básicos a respeito do carbono, como as métricas, as tecnologias e os pagamentos de serviços ambientais, a fim de aprimorar nossa produção dentro desse contexto de agenda global”.

O 20º Congresso da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3 A Bolsa do Brasil, deverá reunir milhares para tratar dos diferentes aspectos ligados ao mercado de carbono verde em três painéis: Energia Limpa e Sustentável, Brasil Verde e Competitivo, e O Futuro do Agro no Comércio Mundial. As inscrições para participar do evento online estão abertas e são gratuitas no site oficial.

Serviço:

Congresso Brasileiro do Agronegócio

Tema: Nosso Carbono é Verde

Data: 2 de agosto de 2021

Horário: das 9h00 às 13h30

Inscrições e informações: https://congressoabag.com.br/

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Orgânicos Foto: Divulgação/IDR-PR
Podcast 238 - Número de produtores orgânicos em Santo Antônio da Platina cresce mais de 11 vezes em dez anos
Em uma década, município do Norte Pioneiro tem vivido uma verdadeira revolução verde, passando de 20 para 234 agricultores certificados como orgânicos.
Confira as principais notícias do campo no podcast Conexão Agro.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário