quarta-feira, 16 de julho de 2025

Avicultura

Estudos comprovam eficácia da ração para aves de corte

Tags: Cooperativismo, crédito, tecnologia

Estudos realizados pela Vaccinar, em parceria com Universidade Federal do Paraná em Palotina (UFPR), comprovam a eficácia da ração peletizada e triturada para frangos de corte em melhorar o ganho de peso e conversão alimentar nas primeiras semanas de vida das aves, independentemente da idade das matrizes. A Vaccinar é uma empresa de nutrição animal, que atua em todo o país e no exterior.

Segundo o gerente de nutrição aves, Cláudio Franco, os pintos de um dia enfrentam inúmeros desafios na fase inicial de vida, tornando-se necessário cuidados de manejo e uma nutrição equilibrada. Nas primeiras semanas, as aves apresentam um crescimento acelerado e, aos 7 dias, podem alcançar um peso 4,5 vezes maior que o inicial, o qual tem correlação positiva com o peso final de abate. No entanto, qualquer adversidade enfrentada nesse período pode comprometer o desempenho, elevar a mortalidade e os custos, gerando prejuízos ao produtor.

“Nessa fase, o fornecimento de uma dieta completa, que utilize o melhor da tecnologia em nutrição, agregando ingredientes de qualidade, adequadamente balanceada e processada, torna-se fundamental”, explica Franco. Pensando nisso, a Vaccinar desenvolveu a Qualifeed HD Frangos de Corte, uma ração peletizada e triturada, com baixo percentual de finosO processo de produção da Qualifeed também auxilia na redução da contaminação microbiana e sua forma física promove maior facilidade de apreensão do alimento, potencializando o consumo da ração e de água, reduzindo desperdícios. Possui em sua composição ingredientes de alta digestibilidade, com granulometria adequada para alimentar frangos de corte nas primeiras semanas de vida. “Essa combinação, associada a uma adequada nutrição, garantem as características de promover mais digestibilidade e absorção dos nutrientes, o que garante os benefícios de melhorar a uniformidade, viabilidade, conversão alimentar, ganho de peso e mais carne produzida por animal”, comemora Franco.

Resultados

Os estudos realizados apontaram para pintinhos de matrizes de 58 semanas um percentual de 9,44% a mais no ganho de peso e melhora de 7,76% na conversão alimentar em relação aos pintinhos alimentados com ração farelada. Para os pintinhos provenientes de matrizes de 29 semanas, o resultado de ganho de peso foi 10,13% superior e o de conversão alimentar 10,55% melhor, quando comparados aos valores obtidos pelos animais que consumiram a ração farelada.

A Vaccinar é uma empresa de nutrição animal, que atua em todo o país e no exterior. Conta com 07 unidades produtivas, distribuídas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Piauí e Tocantins, uma sucursal no Paraguai e 08 centros de distribuição em todas as regiões do país. A companhia oferece soluções nutricionais para aves, bovinos, suínos, aqua e pet, assessoria técnica, desde o pequeno produtor às grandes agroindústrias. Seu portfólio é composto por rações, premixes, núcleos, concentrados, gorduras, aditivos e matérias-primas e desenvolve também produtos personalizados que atendem às necessidades específicas de cada fase da criação. Além de soluções nutricionais, a empresa disponibiliza para seu cliente diversos serviços e ferramentas com o objetivo de aumentar a sustentabilidade e a longevidade empresarial do seu negócio.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Produção orgânica
Podcast 230 - Governo lança programa para reduzir uso de agrotóxicos e Paraná bate recorde de exportações de carne suína
11/07/2025

Governo Federal lança programa para reduzir uso de agrotóxicos na agricultura; exportações de carne suína no Paraná têm melhor semestre em quase 30 anos. Confira as principais notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário