A diversidade da produção agrícola e as oportunidades de negócios aos produtores paranaenses estão sendo debatidas e apresentadas, na prática, na X Semana de Agrárias da UniFil, realizada em Londrina. Com o tema “O que o Paraná produz além da soja e milho?”, o diretor de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), professor e pesquisador Tiago Pelini, fez a conferência de abertura do evento, na última quarta-feira (dia 17), às 19h30, no Teatro Colégio Londrinense.
Hoje e amanhã, palestras, minicursos e oficinas apresentam opções de atividades agropecuárias e as possibilidades de mercado no Paraná, como floricultura e paisagismo, olericultura, fruticultura, cafeicultura, bioenergia, produção animal e melhoramento genético de hortaliças. No sábado (dia 20), das 8 às 12 horas, será realizado o VI Dia de Campo da Agronomia, na área experimental do Campus Palhano.
“Temos mais de 30 diferentes cultivos de plantas na área experimental da UniFil, todas adaptadas à nossa região e com potencial produtivo para colocação no mercado. As opções vão muito além da agricultura extensiva. Poucos sabem, por exemplo, que o tomate é o fruto mais consumido e vendido no mundo”, diz o coordenador científico da Semana de Agrárias, professor doutor Higo Amaral, do curso de Agronomia.
Alunos da UniFil e de outras universidades também participam da V Mostra Científica de Ciências Agrárias, com apresentações de trabalhos de pesquisa e iniciação científica.